5 de ago. de 2014

O CETICISMO AUTÊNTICO

ABRAHAM SHAPIRO

Estou lendo um livro fantástico de filosofia que tem mexido em quase todos os meus conceitos. Rever pensamentos de vez em quando faz bem.
Eu me detive em um filósofo grego chamado Pirro de Élida, que teria vivido por volta de 320 a.E.C. Ele é o fundador do ceticismo. Para quem deseja saber, ceticismo é o pensamento segundo o qual ninguém pode atingir certeza alguma a respeito da verdade, o que resulta em uma atitude intelectual de permanente dúvida.
Pirro tinha um modo estranho de encarar a vida. Ele dizia que não devemos confiar totalmente nos nossos sentidos porque muitas vezes eles nos enganam. É fácil, por exemplo, achar que ouvimos uma voz quando o som não passou do vento soprando entre os galhos de uma árvore.
As aparências nos enganam. Diante disso, será possível ter alguma certeza? Tudo na vida se resume a opiniões. E todo mundo acha ter razão. Portanto, não há como descobrir a verdade. Então: vale a pena se aborrecer? De modo algum.  Por isso, o melhor é se distanciar das crenças fortes e de pontos de vista inflexíveis. Só darão prejuízos, porque tudo é uma grande ilusão. Muitas das nossas certezas e convicções são irracionais e obstáculos à nossa paz de espírito.
Temos uma facilidade imensa de aceitar coisas sem questionar.  E isso é tão consistente quanto um castelo de cartas. Não tem bases sólidas e, por isso, não nos farão felizes em momento nenhum.
Jamais saberemos como o mundo realmente é, como as pessoas são e como pensam. Ninguém conhecerá a natureza última da realidade.
Os nossos desejos surgem da crença de que uma coisa é melhor do que a outra. E já que nunca conseguimos o que queremos, vivemos a maior parte da vida infelizes.  Seria bem melhor se soubéssemos que nem nós, nem ninguém, podemos saber se isto é melhor do que aquilo ou melhor do que tudo mais.
Em resumo: preocupar-se com que?

Jogar a sua qualidade de vida fora por preocupações que nunca serão resolvidas, por quê?
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473