22 de ago de 2014

SELEÇÃO E INTEGRAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS NOVOS

ABRAHAM SHAPIRO

Processos falhos de seleção de pessoas é um câncro corporativo.
A pergunta do dia – para não perder o antigo hábito – é: “Como ocorre a seleção de novos colaboradores na sua empresa?”
Há um ditado em gestão que diz: “Demita rápido. Contrate devagar”. A inversão nesta ordem causa problemas em quase 100% das vezes.
A pressa frequentemente nos faz passar por cima de etapas importantes do processo de contratação.
- “Precisamos de gente, rápido!”
É comum ouvir gerentes emitirem esse clamor. E o que vemos acontecer depois? Ahhhhh! Problemas, inépcia, reclamações e, por fim, revolta, insatisfação de ambas as partes...
O resultado da lambança sempre é, e será, tempo jogado fora, pessoas desajustadas ao perfil almejado e muita... muita dor de cabeça.
Bom mesmo é contar com a parceria de uma empresa especializada em recrutamento e seleção. Mas se você insiste em fazer o processo in company, reveja as suas regras de contratação e, principalmente, planeje uma ótima integração e acompanhamento da sua força de trabalho.
Aqui está um item chave: a integração. Não significa apenas passar um filme institucional, dar uma sacola de folders e produtos da sua empresa ou contar a maravilhosa e heroica história de sua fundação. Mas, após tudo isso, integrar é treinar o funcionário novo, mostrar os processos aos quais ele se integrará.
Ponha à cabeça do seu RH alguém que seja prático e objetivo. Evite alguém com perfil romântico e sonhador, desses que apenas falam muito coisas incríveis, mas que nada sabe sobre “como fazer”. Essa gente romântica não merece ter em mãos a área mais importante de todas, que são as pessoas.
Por fim, por favor e por caridade, não contrate gente para jogar aos leões e depois cobrá-las sem dó. Dê acompanhamento e sobretudo feedback constante sobre como eles estão indo. Reforce acertos e corrija falhas com paciência e objetividade.
Isto sim fará de você um gestor. E depois um líder.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473