28 de ago. de 2014

ELOGIAR CORRETAMENTE

ABRAHAM SHAPIRO

Eu aprendi que as pessoas têm necessidade de serem elogiadas por aquilo que fazem bem. Especialmente funcionários.
E aprendi também que a diferença entre remédio e veneno é a dose.
Elogios e repreensões precisam ser administrados da maneira certa e na dose correta.
Já mencionei a sabedoria prática do livro O GERENTE MINUTO para a gestão de pessoas. Hoje recorro ao mesmo livro para sugerir os passos de como elogiar.
  • Primeiro, é preciso que o chefe acompanhe as atividades do subordinado e saiba, claramente, o que ele fez certo.
  • Então, o chefe diz o que foi que o funcionário fez corretamente.
  • Depois, fala que a empresa precisa que outras ações como esta sejam feitas, pois isso concorda com os objetivos estabelecidos.
  • Finalmente, ele fortalecendo a relação de confiança com o funcionário, destacando que é por esta razão que ele faz parte de sua equipe.
  • Isto deve ser muito rápido para não se transformar numa cerimônia constrangedora.
Tome o cuidado de não agradecer o funcionário. Não é isso. Ele é pago para fazer coisas boas e certas. O elogio é somente um reconhecimento pelo esforço de não errar ou não fazer de qualquer jeito.
Não se elogia a pessoa, mas sua atitude, valorizando aquilo que ela deve fazer sempre e o modo como se desempenhou nesta ação específica. Desta forma, o funcionário não terá porque pedir aumento de salário por fazer o que tem de ser feito certo. Se você elogia a pessoa, ela pensará estar fazendo mais do que deve, e que merece recompensa. 
Faça tudo com ciência. E não aleatoriamente.
Importante: pare de disparar “parabéns” a torto e a direito. Isso não motiva funcionário nenhum. É coisa de político enganador, e não de um gestor consciente. Ponha na mente que os seus funcionários são pagos para fazer coisas certas e quando erram, ganham o mesmo. Já reparou? Por isso, esteja mais presente para dar acompanhamento e manter a política da qualidade no desempenho.
E lembre-se: a prioridade é a empresa, o negócio. Não é você e nem o bem-estar do seu funcionário.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473