10 de ago de 2014

PERGUNTAS QUE AFINAM A RELAÇÃO ENTRE OS ESCALÕES

ABRAHAM SHAPIRO


Parece fácil ao diretor afinar-se com seus gestores. Mas é difícil.  Tenho observado que quanto mais alto você estiver em uma organização, mais difícil é manter-se ciente do que está acontecendo mais abaixo.
Ter uma noção real dos fatos e ocorrências da sua empresa é um desafio importante a enfrentar. A pergunta é “como?”
Uma proposta prática e eficiente aconselha a empregar perguntas a serem feitas aos colaboradores da linha de frente. As respostas que eles derem trarão informações e poderão ajudar a  desenvolver as suas percepções mais úteis.
Uma dessas perguntas é:
“Como posso ajudá-lo?” Eu o aconselho a fazer esta pergunta aos seus funcionários, fornecedores e clientes. E não só você. Certifique-se de que os seus gerentes façam o mesmo. Sabe o que? Mostrar que você se preocupa com as pessoas em todos os níveis – e não só com os seus imediatos – abre possibilidades excelentes de diálogo. E diálogo cria ambiente de fomento à confiança e valoriza a diversidade entre as pessoas.
Outra pergunta útil é: “Por que estamos fazendo isso dessa maneira?” Pergunte isso para aprender, e nunca para adquirir argumentos de crítica ou repreensão. Todas as pessoas gostam de ser ouvidas, e você vai se beneficiar de um feedback real. Conte com os seus funcionários no processo de descobrir o que é preciso mudar e também de medir o progresso.
A terceira pergunta na busca de afinação entre você e os seus funcionários é: “Será que estamos te apoiando?” O objetivo aqui é avaliar se as pessoas têm tudo o que precisam para fazer bem seu trabalho. Fazer bem, eu disse, e não se sentir bem.
Na medida do possível, tenha e cultive o contato com os funcionários de escalões abaixo ao seu a título de fazê-los sentir-se ouvidos, sem atravessar o poder e a responsabilidade dos chefes da área em que eles atuam. Interesse-se por construir confiança e por motivar com inspiração uma visão comum a toda a empresa.
Isto ajuda. Muito.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473