25 de ago de 2014

COMO SUPERAR O CONFLITO ENTRE VENDAS E MARKETING

Vencer o orgulho e a presunção de engenhar uma solução sozinho é a saída inteligente!


ABRAHAM SHAPIRO


Publicado na FOLHA DE LONDRINA em 25 de agosto de 2014 - O antigo conflito entre vendas e marketing ainda não chegou à sua empresa? É provável que sim. Você só não está sabendo.
Então vá ao almoxarifado de materiais impressos e confira quantos banners, folders, prospectos e outros estão acumulados lá. Em seguida, descubra as datas em que foram feitos e tente responder: “Por que é que ninguém os usou?  
Vendedores reclamam da falta de material promocional para clientes.
O pessoal do marketing reclama de que tudo o que produzem não é bem usado, e os investimentos em arte, produtoras e gráficas acabam no lixo.
E quem fica com as perdas? A empresa.
Como resolver isto?
Eu ouvi a designer Beatriz Boock, uma profissional que já viveu este dilema na própria pele várias vezes até descobrir que o correto é, sim, o marketing propor suas soluções, porém, não sem convidar o pessoal de vendas para participar. O nível desta participação dependerá principalmente da necessidade de convergência entre as duas áreas até que se verifique o compromisso mútuo de bem empregar o que for desenvolvido.
Segundo ela:
“Sempre que o marketing produz seus trabalhos em comum acordo com o departamento de vendas, a sinergia tende a ser maior. E a empresa ganha. De nada adianta a melhor das criações partir da mente de um grande expert em design gráfico. Os vendedores para quem o material será desenvolvido poderão sentir-se à margem do processo e condenar este material ao não uso”.
O que pode ser pior?
E a Bia finaliza sua experiência com um pensamento:
“Vencer o orgulho e a presunção de engenhar uma solução sozinho é a saída inteligente para viabilizar o que, há muito tempo, está na conta do prejuízo de tantas empresas, e pode se converter em bons resultados. Trocar ideias e sugestões é o que concentra o poder das visões mais eficazes”.
Isso resolve!


PS: Aos interessados em conhecer os trabalhos da designer Beatriz Boock, façam contato pelo e-mail: biaboock@gmail.com
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473