27 de ago. de 2014

O MAL DO PRETENSIOSO

ABRAHAM SHAPIRO


Pessoas pretensiosas são aquelas que têm uma visão de si mesmas desde uma ótica de alto valor pessoal e julgam sua opinião superior a todas as demais. São as que acreditam que qualquer coisa ou pessoa está abaixo delas, e por isso, têm o hábito de desconsiderar os demais.
Você verá que um pretensioso geralmente não realiza nada e tudo critica negativamente. Sua ideia é sempre a melhor – não porque saiba mais, mas porque pensa que sabe.  Assim, ele drena a energia de todos, e só produz fatos indesejáveis à sua volta. Quase ninguém o suporta.
Acontece que ele sabe não ter originalidade alguma e teme isto. Como fuga, ele infla seu valor pessoal e atua para humilhar e intimidar os outros, fazendo-os se sentir horríveis.
Como lidar com um pretensioso no trabalho?
A primeira atitude que funciona é: dar um sorriso e ignorá-lo. Jamais desafie um pretensioso, porque ele nada tem a perder. E quem não tem o que perder é capaz de tudo.
Se você não esboçar reação, ele se sentirá mais inseguro do que é, e sairá em busca de outra vítima. Portanto, mantenha o silêncio como antídoto contra o veneno do pretensioso.
Outra tática poderosa é: pergunte “por que” várias vezes. Perceba que ele nunca saberá exatamente por que pensa o que tanto defende.
Veja esta. Dia desses, um gerente interrompeu uma conversa comigo sobre o desempenho do pessoal de sua área, para comentar sobre sua valiosa camisa, cujo modelo é assinado por um designer famoso, e que ele comprou numa loja cara de S. Paulo. Pura conversa fiada.
Então, eu lhe perguntei: "Por que esta camisa é tão importante?” Ele falou besteiras. Depois, eu de novo: “Por que você acha que eu me importaria com a camisa de um outro homem?”  
Fui rude, eu sei, mas suas tolices me puseram na perspectiva de chamar sua atenção de volta ao assunto principal.
Todas as vezes que você pactuar com um pretensioso, ele lhe dominará e você sairá no prejuízo.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473