7 de ago de 2014

O MAL DO PERFECCIONISMO

ABRAHAM SHAPIRO

Todo mundo gosta de fazer coisas bem feitas, e valorizamos isso nos outros. Mas fazer tudo bem o tempo todo, e em qualquer área da nossa vida, é uma pretensão impossível.  Supera, em muito, a capacidade humana de resposta às situações que carecem de atenção.
Você e eu conhecemos pessoas perfeccionistas. Quando estas pessoas se lançam a ser perfeccionistas em tudo o que fazem, e se sentem negativas e desvalorizadas por acharem que não executaram algo por seus níveis da perfeição, isso resulta em estado de ansiedade e estresse, quando suas relações sociais não são severamente afetadas por estes fortes pensamentos.
O perfeccionismo é uma patologia que consiste na perseguição de padrões elevados inatingíveis. É o sentimento do tipo: “Se eu cometer um erro, será catastrófico!”
Muita gente age por conta de desejar não errar em nível algum. No entanto, a perfeição não existe. Não neste mundo. Na maior parte das vezes, esta paralisia é só uma grande desculpa para não começar ou não agir.
Faça o melhor que você puder, sempre. Esforce-se para ser bom. Dê tudo de si para tornar-se, hoje, melhor do que você foi ontem. Mas definitivamente esqueça a perfeição. Sabe principalmente por que? O seu trabalho realmente importa! Faz diferença. E você nunca chegará ao estado de perfeição.
Pare de esperar o momento ideal ou o planejamento ideal para você agir. Isso nunca vai acontecer. Caso aconteça, alguma coisa dará errado ao longo do caminho. É quase imperativo. Então, deixe de contar com a perfeição e comece. Depois, prossiga. E continue no dia seguinte.
Seus sonhos nunca se concretizarão se você está se preparando e esperando para o momento perfeito e para que tudo seja perfeito.
Então, não espere mais. E pare de exigir perfeição dos outros, também.
O vento nunca soprará somente a seu favor. Comece aí mesmo, e trabalhe com todas as ferramentas de que você dispõe sob o seu comando. Eu posso garantir que melhores ferramentas serão encontradas à medida em que você avançar.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473