12 de nov. de 2013

DESTRUINDO UM BOM NEGÓCIO

ABRAHAM SHAPIRO

Quero promover uma campanha para acabar com a mentalidade de departamento dentro das empresas – essa mentalidade que faz as pessoas pensarem que estando tudo ok com sua parte, o resto é problema dos outros.
Errado. Este modelo mental é como um barco com um rombo enorme no casco.
Se quisermos aperfeiçoar a eficiência e a eficácia da empresa, precisamos criar  serviços profissionais em todos os setores – do projeto à expedição, da venda ao pós-venda. Estou falando de desenvolver serviços agressivos, empreendedores, criativos, que considerem a satisfação do cliente e sua experiência memorável de consumo como o ponto máximo dos resultados buscados.
Vamos parar de usar o termo “aperfeiçoamento” em qualquer área. Não cabe aperfeiçoar o que já está morto. Sugiro outras palavras: “transformar”, “ressuscitar”.
Tem aí um bar na cidade que era um lugar querido e procurado por todos. O dono enriqueceu e investiu em instalações físicas das mais caras. Mas seu atendimento regrediu a uma nota próxima de “zero”.
Muitos reclamaram. E sabe o que ele fez? Ficou revoltado, porque é incapaz de admitir suas deficiências. Quase todo mundo que passou recentemente por seu estabelecimento comercial, já prometem não voltar mais. Inclusive turistas.
Este modelo de negócio carece de renascimento. Mas o dono não está apto a levar adiante este processo. O cenário em que ele meteu a empresa comprova sua incompetência. Ele se especializou em criar boas desculpas para justificar seus erros sistemáticos.   E os clientes? Estão indo embora.
Qualquer negócio exige talento. Talento como atributo dos audaciosos, destemidos, que desejam entrar para a história como agentes de mudanças reais.
Aquele empresário está preocupado com a aparência de sua empresa, mas esquece-se da essência –  o bem estar do cliente e sua experiência de consumo. Isso o coloca literalmente fora de contexto. Ele nada sabe sobre a batalha da concorrência. Nada entende sobre como os negócios são feitos, hoje.
É uma pena, pois, minhas palavras são a profecia de morte de uma empresa promissora.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473