ABRAHAM SHAPIRO
É uma pena, pois, minhas palavras
são a profecia de morte de uma empresa promissora.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Quero promover uma campanha para
acabar com a mentalidade de departamento dentro das empresas – essa mentalidade
que faz as pessoas pensarem que estando tudo ok com sua parte, o resto é
problema dos outros.
Errado. Este modelo mental é como um
barco com um rombo enorme no casco.
Se quisermos aperfeiçoar a
eficiência e a eficácia da empresa, precisamos criar serviços profissionais em todos os setores –
do projeto à expedição, da venda ao pós-venda. Estou falando de desenvolver serviços
agressivos, empreendedores, criativos, que considerem a satisfação do cliente e
sua experiência memorável de consumo como o ponto máximo dos resultados
buscados.
Vamos parar de usar o termo “aperfeiçoamento”
em qualquer área. Não cabe aperfeiçoar o que já está morto. Sugiro outras
palavras: “transformar”, “ressuscitar”.
Tem aí um bar na cidade que era um
lugar querido e procurado por todos. O dono enriqueceu e investiu em
instalações físicas das mais caras. Mas seu atendimento regrediu a uma nota
próxima de “zero”.
Muitos reclamaram. E sabe o que ele
fez? Ficou revoltado, porque é incapaz de admitir suas deficiências. Quase todo
mundo que passou recentemente por seu estabelecimento comercial, já prometem
não voltar mais. Inclusive turistas.
Este modelo de negócio carece de renascimento.
Mas o dono não está apto a levar adiante este processo. O cenário em que ele meteu
a empresa comprova sua incompetência. Ele se especializou em criar boas desculpas
para justificar seus erros sistemáticos.
E os clientes? Estão indo embora.
Qualquer negócio exige talento.
Talento como atributo dos audaciosos, destemidos, que desejam entrar para a
história como agentes de mudanças reais.
Aquele empresário está preocupado
com a aparência de sua empresa, mas esquece-se da essência – o bem estar do cliente e sua experiência de
consumo. Isso o coloca literalmente fora de contexto. Ele nada sabe sobre a
batalha da concorrência. Nada entende sobre como os negócios são feitos, hoje.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473