28 de nov. de 2013

COMO DESENVOLVER UM SUCESSOR

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 25 de Novembro de 2013, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO


O que um pai empresário pode fazer por seu filho?
Dar-lhe estudos? Sim.
Orientá-lo. Claro.
Proporcionar experiências em outros negócios? Outros países?  Lógico. É até aconselhável.
Contar a ele sua história, mostrando as dificuldades e facilidades? Isto é ótimo.
Mas o que eu acabo de citar é óbvio – todos sabem que é preciso. Mas isso não fará do filho uma continuidade de sucesso.
O que falta? Duas coisas. E eu as considero definitivas.
A primeira é:  comunicar ao filho todos os segredos da vida, da empresa e do negócio. Falo daqueles pontos que o pai talvez nunca revele espontaneamente a alguém. Coisas que fizeram parte dos momentos decisivos de sua trajetória: como resolveu as grandes preocupações, as malícias etc. Você poderia ter vergonha de narrar estas coisas a qualquer um – mais ainda aos seus familiares. Mas se você está fazendo um sucessor, ele tem de saber de tudo. Tem de saber.
A segunda coisa é: o pai deve permitir ao filho observá-lo de perto, e aprender com suas atitudes.
Eu trago comigo um princípio de educação que, a cada dia, e a cada experiência vivida nas tantas empresas em que atuo, convenço-me de sua veracidade e aplicabilidade.
Leia devagar: “Você jamais conseguirá ensinar lições aos seus filhos. Mas você os verá fazer tudo o que eles o viram fazer”.  Traduzindo: se você conseguiu alcançar resultados importantes na sua vida profissional, para a sua empresa, e deseja fazer do seu filho uma continuidade de sucesso, deixe-o caminhar a seu lado. Permita que ele veja você pensar, decidir e agir.
Certas coisas jamais poderão ser transmitidas por palavras. Mas tão somente por atos.
E lembre-se para sempre: sucessão não é um processo de criação de um clone. Mas de desenvolvimento de alguém que precisa tornar-se capaz de subir sobre os ombros de um gigante e olhar para um horizonte mais longínquo do que ninguém jamais viu antes dele.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473