25 de nov. de 2013

"VÁ SER MÉDICO OU ADVOGADO, MEU FILHO!"

ABRAHAM SHAPIRO

Desejar ao filho tudo o que não se teve na infância e juventude é um motivador para qualquer pai, especialmente para o que teve origem pobre. 
Há poucos anos foi feita uma pesquisa entre filhos de empresários na qual constatou-se que esse desejo de que o filho seja melhor é a principal razão porque o pai aceita com tranquilidade a recusa do filho trabalhar na empresa da família.
Alguém certa vez me disse com toda franqueza: “Eu quero o melhor para o meu filho, e é por isso que eu não espero que ele venha para a minha empresa. Aqui só existem problemas!” Era uma empresa pequena, com 30 anos de existência, mas dava muito dinheiro. Contudo, o proprietário desejava ao filho uma vida melhor. E em seu pensamento, ser médico ou advogado seria esta “vida melhor”.
E eu pergunto: “Será?”
Este quadro revela um problema sério de visão do pai.
Quem começa um negócio, enfrenta dificuldades, é certo. Mas tempo de atuação, foco e especialidade no que se fez têm valor gigantesco. É o que gera força para uma marca.
Se o filho deseja e se prepara para a continuidade, o que ele poderá fazer? Inovar, empreender muito mais e aproveitar todo o ativo acumulado pelo esforço do pai a duras penas para criar mais valores. Isto é que é a grandeza de um empreendimento.
Mas é preciso comunicação. E muita. Quando o pai transmite verbalmente ao filho os valores impalpáveis da empresa e de sua jornada, a tendência natural do filho é acreditar no negócio, e querer fazer parte destes desafios. É a hora da verdade e da união. Mas se isso não ocorre, ou se o pai alimenta a ideia de que o tesouro está a milhas de distância, o que restará ao filho? Sair em busca de uma fortuna que, depois de décadas, descobrirá que ela esteve o tempo todo nos negócios da família. Então poderá ser tarde.
Eu estou promovendo um Workshop para filhos de empresários nesta sexta-feira, em Londrina. Quero ensinar-lhes os conceitos básicos da sucessão e fazê-los conhecer as experiências de jovens que já estão vivendo dentro dos negócios de suas famílias como simples funcionários ou como sucessores.
Será uma oportunidade única para aprender a ver de modo responsável os bens e os empreendimentos familiares.
Todas as informações estão disponíveis no site:
ou pelo fone (43) 3324 9666.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473