18 de nov. de 2013

VOCÊ CONSEGUE TER FOCO?

ABRAHAM SHAPIRO

Focalizar a visão é um exercício. Difícil, aliás.
Não estranhe, pois a nossa natureza faz que vejamos tudo como um quadro gigantesco no primeiro instante. Nossa visão é sempre ampla demais. Por isso, a atenção que escolhemos dar para um ponto específico deste grande cenário é o que se chama ‘foco’.
Hoje em dia, a capacidade de focalizar tornou-se uma necessidade. E vou repetir: não é fácil focar.
Sem foco, tendemos a ficar confusos já que a amplitude genérica dos cenários impõe um risco de perda de rumo. A nossa potencialidade se dissipa. Talvez isso explique o porquê de tantas pessoas carecerem de realização no mundo.
Somos bombardeados a cada segundo por imensas quantidades de informação que chegam através dos nossos cinco sentidos. O cérebro processa todas elas. Depois as filtra. O que é do nosso interesse fica retido. O restante é praticamente eliminado.  O que determina essa filtragem? Os nossos interesses, experiências, cultura, modo como fomos criados, valores e princípios.
Uma pessoa interessada por sexo, por exemplo, quando exposta a qualquer cenário, irá reter o máximo de percepções relacionadas a sexo. Tudo o mais será tido como “lixo descartável” por seu cérebro.
Só para o seu conhecimento, dos quatrocentos bilhões de bits de informações que o nosso cérebro capta e processa por segundo, somente dois mil ficam disponíveis –  ou seja, cinco milionésimos por cento. O restante é efetivamente ‘lixo’.
Pense um pouco na riqueza desse lixo. Ele contém grandes e excelentes oportunidades. E elas só não serão aproveitadas porque não temos foco sobre elas!
Melhorar a nossa capacidade de foco é um grande segredo para conseguir eficiência. Como se chega a isso? Estudando, adquirindo novos conhecimentos e experiências, e acima de tudo: questionando as nossas crenças e pressupostos. Esta é a ginástica recomendada.
Tais como um tesouro enterrado embaixo da cama, assim são as visões da vida sobre as quais não tivemos foco. Estão lá, enquanto passamos fome. As oportunidades contidas em cada uma delas se foram... só por não termos sido capazes de dar o “zoom” necessário.
Sempre há uma imensidão de opções para escolhermos. Estamos diante de todas elas. Todo o tempo. Se ainda não as alcançamos, há tempo de olhar e decidir focalizar sobre aquilo que realmente fará diferença para nós...  e nos fará melhores do que hoje somos, apesar de todos os esforços!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473