8 de nov. de 2013

DE QUEM É A CULPA?

ABRAHAM SHAPIRO


Diz a lenda que, prestes a assumir o comando do Partido Comunista da União Soviética, Leonid Brejnev recebeu três envelopes do seu antecessor, Nikita Kruschev.  A recomendação foi que ele abrisse um a cada crise que viesse.
Um tempo depois, lá veio a primeira. Brejnev abriu o envelope número 1, e deparou-se com a seguinte mensagem: “Bote a culpa em mim”.
Após alguns anos, veio mais um dissabor nacional. O segundo envelope foi rasgado, e a mensagem dizia: “Bote a culpa em mim de novo.”
Não tardou a vir outra ameaça à gestão de Brejnev, e uma vez mais ele teve de lançar mão da sapiência contida nos recados de Kruschev. E o que dizia a última mensagem? “Prepare três envelopes”.
Atitude desprezível e baixa é pôr a sua culpa nas costas dos outros, apesar disso não ser nada vergonhoso para muitos políticos. Mas a vida corporativa situa-se no lado oposto. Ela requer ética.
A regra básica é: não se preocupe com quem você elogia. Porém, cuide ardorosamente de sobre quem você atira a sua culpa.  Só assim um gestor pode tornar-se líder.
Você e eu podemos cair muitas vezes. Mas isto só será um fracasso verdadeiro  se dissermos que outra pessoa nos empurrou quando isso não ocorreu.
Nesta base, quem erra e se justifica com desculpas comete duplo erro. Assim é que a raposa diz ter sido a armadilha que a apanhou. Ela jamais admitiria ter sido desatenta ou imprudente.
Desculpa é o recurso dos fracos e incompetentes. Não há computador no mundo capaz de armazenar todas as desculpas que são dadas a cada instante.
E você? Assume os seus próprios erros e os supera, ou opta pela  fuga desonrosa? Você fará o que diz a mensagem do primeiro ou o segundo envelope de Kruschev?
Eu espero, sinceramente, que o seu sucessor tenha razões bastantes para orgulhar-se de você, e exemplos de sobra a seguir de cada uma das atitudes que você desempenhou.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473