5 de nov. de 2013

AUTOESTIMA NA HORA DA SELEÇÃO DE PESSOAS

ABRAHAM SHAPIRO

Um jeito simples de definir a autoestima é “como a gente se vê, e se a gente gosta ou não do que vê”.
Num processo de seleção de pessoas verificar a autoestima é importante. Sim, pois, a capacidade de decidir rápido e a habilidade de criar e manter relacionamentos são apenas duas das muitas vantagens que resultam da boa visão de si mesmo. E qualquer negócio depende disso.
Como reconhecer – de modo grosseiro e rápido – o estado da autoestima de uma pessoa?
Ao solicitar que fale sobre si mesma, caso a autoestima for baixa, ela levará um longo tempo. Às vezes, ela poderá demonstrar até um certo embaraço. Não será por inteligência e nem por prudência em pensar na melhor resposta. É hesitação mesmo. E além dessa lentidão e dificuldade em falar de si, ela não será convincente, podendo até contradizer-se em alguns pontos.
Mas peça que ela fale de outra pessoa.  O indivíduo com baixa autoestima irá responder com agilidade, rapidez e assertividade.
Já a pessoa com alta autoestima é segura ao falar de si. Ela pontuará seus pontos fortes e fracos sem nenhuma barreira verbal ou mental.
Sabe por que a autoestima baixa faz a pessoa indecisa quando é o centro da análise? Primeiro,  ela tem péssimo conhecimento de si mesma. Ela acha que os outros é que são bons, não ela. Seu tempo é dedicado a observar alguém para imitá-lo em vez de procurar descobrir suas próprias capacidades.
E como não bastasse, as pessoas com baixa autoestima são preocupadas com o que os outros pensam delas e com o como as julgam. Elas tremem de medo em ser "socialmente condenadas” por qualquer razão: pela roupa, pelo carro, pelos lugares que frequentam. Daí serem neutras e receosas ao falar de si.
Você quer gente que se sente livre e despojada na sua equipe de trabalho? Contrate os que gostam primeiramente de si. Depois, treine suas competências e trabalhe para que se unam em torno do mesmo objetivo. Aí estará um time de campeões.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473