22 de nov. de 2013

BALANÇO DE TALENTOS

ABRAHAM SHAPIRO

Virou mania nacional reclamar da falta de talentos e a escassez de mão de obra. Uma empresária que se julga sintonizada com o mundo corporativo me abordou numa de minhas palestras, noite dessas, dizendo:
- “Minha empresa precisa de mais líderes”.
E eu lhe respondi:
- “Será?”.
E depois fiz outras perguntas que ela não soube responder.
Um vazio de liderança é, por definição, uma diferença entre oferta e demanda de talentos.
Um amigo especialista em relacionamento da empresa com clientes, representantes e canais de distribuição remeteu seu currículo para mais de 50 empresas de sua região e não obteve nenhum retorno de interessados. Conversando com ele, levantamos duas hipóteses:
1ª: Escassez de mão de obra especializada é uma grande ilusão ou desculpa
2ª: O pessoal não lê e-mails.
Eu fico prefiro a segunda hipótese. 
Eu aconselho que seja feita uma análise meticulosa da situação presente dentro da sua organização. Vamos pensar como seria esse estudo:
Olhando para o organograma, quantos gestores ou líderes a sua empresa tem?  Você conhece seus sucessos e fracassos no relacionamento com os subordinados? Eles conseguem fazê-los atingir as metas estabelecidas? Você conhece objetivamente seus resultados dos últimos meses e anos? Como evoluíram desde que iniciaram? Quais as competências pessoais e técnicas de cada um?
Você percebe que, antes de dizer se você precisa ou não de gestores ou líderes é mais que necessário conhecer os talentos que já estão no seu quadro e que podem ser “aproveitados” para novos desafios?
Você saberia dizer qual o perfil ideal de gerente de cada área da sua empresa? Tem isso por escrito de forma clara e isenta de subjetividade ou “achômetros”?
Na vida, rico é aquele que se alegra com o que tem. Se você ainda não fez um balanço daquilo que já conseguiu, não está apto nem mesmo para ter o que já é seu.
Na empresa vale a mesma regra.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473