14 de nov. de 2013

NEM PARA OS MÁGICOS O SUCESSO É FÁCIL!

ABRAHAM SHAPIRO

Francamente, há receitas prontas demais sobre o que fazer ou não na condução de um negócio. Empresas não são como comida congelada, tipo: “basta levar ao forno e pronto!”. É só ver o número de negócios que sucumbem ano após ano!
Qual é o problema, então?
Até o mais fraco dos que se sentam numa mesa de cartas tem que conhecer as regras do jogo. Nos negócios devia imperar este mesmo padrão. Mas não é assim!
Pessoas empatam muito dinheiro em novas empresas, às vezes suas economias de anos de vida, confiantes na oportunidade que acreditam ver, mas nem cogitam em se preparar  para isso. Elas investem em bons projetos, mas ignoram – ou imaginam que conhecem – os temas que têm poder de ajudá-las a atingir resultados, como: técnicas de compra e venda, gestão de pessoas, contabilidade, finanças e outros. 
Sonhar não basta. É bom, mas não resolve!
Prosperidade empresarial não é um coelho que sai da cartola de um mágico. E nem loteria!
Se os seus negócios não vão bem, o que fazer?
Primeiro: busque capacitação. E que seja boa. Completa, se possível.
Segundo: não desista! Continue a fazer o que você faz. Mude, sim, a maneira de fazê-lo. Não cometa o engano de mudar de negócio agora que você sabe melhor como fazê-lo do que quando começou. Averigue bem. O problema nem sempre está no negócio que você escolheu, mas na forma de conduzi-lo,  na gestão, no relacionamento com clientes, na organização, etc.
Você percebe agora?
O meu rabino me ensinou algo que servirá como uma luva confortável: “Quando você desistir da obsessão de alcançar algo, estará no caminho certo para alcançá-lo”. Quem deseja demais dinheiro, vê dinheiro fugir de si. Quem está fanático pelo sucesso, nunca o alcançará.
Não faz sentido algum continuar nutrindo a crença de que o seu negócio é ditado pela sorte, pela falta dela ou pelo mapa astrológico do dia. Sempre que você convencer-se de que é importante fazer algo, tente, tente mais um pouco, e depois mais ainda. Insista, sabendo que qualquer sucesso repentino levou pelo menos quinze anos para acontecer.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473