21 de nov. de 2013

A RODA DA FORTUNA E O BRASILEIRO MAIS RICO DO MUNDO

Ouça neste link a locução deste artigo: clique aqui


ABRAHAM SHAPIRO


Em um dia de abril de 2012, quando a presidente Dilma Roussef comemorava junto do Eike Batista a "primeira porção de petróleo", do que são agora seus campos secos na costa do Rio de Janeiro, a presidente fez um discurso enaltecendo o empresário.
Naqueles dias ele ainda era o homem mais rico do país. Sua fortuna passava os US$ 30 bilhões, investida em uma rede de empresas que ia de petróleo à mineração, passando por energia e logística.
Dilma chegou a falar numa aliança entre a petroleira de Eike, a OGX, e a Petrobras, dizendo: "Ambas podem ganhar muito com uma parceria".
Desde então, a queda de Eike foi rápida, vertiginosa e grave. Hoje associam seu nome à palavra vergonha.
Não sei se precisaria chegar a esse ponto.
Durante o domínio romano sobre Israel, há cerca de dois mil e cem anos, houve um mestre  chamado Rabi Akiva que dirigiu-se certo dia ao mercado a fim de vender uma pedra preciosa. Um homem mal vestido, sentado entre os pedintes, disse que desejava comprá-la. Rabi Akiva olhou-o bem e pensou que estivesse fazendo alguma zombaria. Mas o aparente mendigo levou-o até uma mansão.
Ao entrar, um criado trouxe-lhe uma cadeira, abriu um baú de moedas e o homem comprou a pedra pelo valor pedido.
- "Não entendo isso" - disse Akiva ao homem. "Se você é tão rico quanto vejo, por que se senta com os mendigos do mercado?"
E o homem respondeu:
- "Mestre, a minha fortuna poderia facilmente subir-me à cabeça e me fazer pensar que sou melhor do que os pobres. Eu não conheço os motivos porque D-us me abençoou com fortuna. Por isso, eu me junto aos menos favorecidos para que o meu dinheiro não me torne vaidoso.” E, deopis de alguns segundos de silêncio, ele continuou: "Além disso, o mundo é cíclico. Hoje sou milionário, amanhã posso ser um mendigo... por razões que desconheço.  Caso isso aconteça, eu já terei o meu lugar reservado entre os pobres".
Aí está a lição. Existe uma roda da fortuna. Quem está em cima hoje, poderá descer amanhã. O problema de agora é a vaidade!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473