29 de nov. de 2013

MERO DETALHE TÉCNICO?

ABRAHAM SHAPIRO


Planejar. O que esta palavra – usada tantas vezes na vida e no trabalho a cada hora – realmente significa? Planejar significa construir o futuro.
O guru do planejamento é um norte-americano e se chama Michael Porter. Sua principal recomendação para que se consiga um planejamento eficaz é que ele inicie por uma “fotografia do presente”. Ela serve como um recurso dinâmico que irá determinar a existência de uma lacuna entre o que existe hoje e o que se pretende alcançar no futuro.
O desenvolvimento de um plano tem por alvo eliminar esse gap.
Assim como as pessoas as empresas precisam, de tempos em tempos, rever seus processos, sua gestão e seus conceitos para melhorar o aproveitamento de seus recursos – tanto os humanos quanto os patrimoniais. Para que? Para buscar resultados recompensadores a seus acionistas.  
Um planejamento não é algo que deva ser encarado apenas para superar crises. Empresas inteligentes estão à procura de mais e melhores resultados sempre. E isso é a base do planejamento.
É construindo o futuro que se consegue enfrentar adversidades ou novidades de percurso com ações rápidas e precisas.
Assim, um planejamento que mereça ser chamado de “estratégico” nasce a partir da clareza nas intenções dos acionistas para com seu negócio, e considera tanto o conjunto de expectativas pessoais quanto o das empresariais.
O planejamento irá definir as métricas para acompanhar o desempenho de produtos, sistemas e pessoas, identificando lacunas nas competências dos gestores e contribuindo para eliminar feudos – aqueles grupinhos que tornam inadministrável qualquer organização.
Muito objetivamente, planejamento é a bússola que orienta qualquer negócio, pois, como disse o saudoso Peter Drucker, o sábio da gestão: “Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite, ou maior do que o seu planejamento lhe permite ser”.
_____________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473