4 de nov. de 2013

VOCÊ NÃO É O REI

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 04 de Novembro de 2013, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO


Você tem uma empresa? Então você é empreendedor de um negócio. Parabéns!
Prepare-se agora para uma pergunta que talvez ninguém tenha feito: “Você pensa do modo ‘empresa’ ou do modo ‘pessoa’? Deixe-me explicar: você encara o movimento do caixa, por exemplo, como o ‘seu dinheiro’ ou como ‘recursos da empresa’? Você interpreta as várias situações do dia a dia como problemas seus ou do negócio?
Isso é mais importante do que você imagina ou é capaz de calcular.
Sabe com que me inspiro para questioná-lo? Quantas vezes eu ouço empresários responderem a demandas negociais através da expressão: “Assim você me mata”, ou “Com isso você me quebra!”
 “Me mata?”. “Me quebra?”
Estas são falas de quem se confunde com a empresa. E está errado!
Uma empresa é uma entidade que se faz com capital, estrutura física e pessoas. Se ela foi criada por você, poderá prosseguir existindo após a sua morte! (... Que seja aos 120 anos!)
Cada funcionário que a compõe tem que estar apto a decidir, e ser treinado para responder por suas decisões. Deve saber como agir respeitando a ética, a lei e os limites de viabilidade econômico-financeira do negócio como um todo.
Ninguém pode pretender concentrar  as decisões todas em suas próprias mãos, sob pena de enlouquecer. Além do que, negócio algum é fácil. Poderia ser simples. Mas as pessoas complicam.
O empreendedor prudente e sábio sairá em busca de pessoas capacitadas a decidir junto dele e liderá-las mostrando o rumo para a realização das necessidades da organização.
No lado oposto, encontra-se aquele que traz para si as decisões não só por um ponto de vista equivocado do que é administrar, mas por ser um vício adquirido. Se este é o seu caso, separe a sua autovisão da imagem da sua empresa. A empresa não é você, e você não é a empresa, assim como Louis XIV, o rei absoluto, não era a França quando disse: “O estado sou eu”.
Funcionários competentes e responsáveis podem custar caro. Mas se pagam. E farão bem para a sua saúde e mente.
Pratique o conselho de ouro: "Construa uma empresa ao lado de outros bons construtores, e todos se sentirão parceiros em levar adiante sua continuidade".
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473