11 de out. de 2012

UM NEGÓCIO BEM POSICIONADO HÁ 33 ANOS

ABRAHAM SHAPIRO

Semana passada, fui com o meu amigo Enio Sehn almoçar no Restaurante Dá Licença do calçadão de Londrina. Foi lá que ele começou, em 1979, o negócio que atualmente integra um grupo gastronômico de excelência na cidade. São sete unidades localizadas em pontos estratégicos e shoppings.
O nome “Dá Licença” originou-se da observação de um cliente que, devido às estreitas dimensões do local, viu ser impossível mover-se entre as pessoas sem o emprego da boa educação em dizer: “dá licença”!
Fiquei impressionado com a conjunção de duas virtudes difíceis de conseguir em qualquer negócio: simplicidade e qualidade.  O cardápio compõe-se de arroz, feijão, maionese, salada de folhas picadas com pepino e tomate, polenta frita – detalhe: cremosa por dentro, mas crocante por fora – e a picanha na chapa mais fantástica que existe por boas centenas de quilômetros quadrados da região sul do país.
Trata-se de um negócio excelentemente posicionado sob a ótica do marketing. É preferência declarada da população local, o que pode ser visto pela fila de interessados mesmo à uma e meia da tarde, quando os restaurantes começam a esvaziar durante a semana.
Fez-me lembrar de uma anedota Judaica.
O sujeito encomenda três calças a um alfaiate que as entrega quatro semanas após o pedido. Estavam impecáveis. O cliente as paga, e, antes de ir-se, faz um comentário picante:
- “Não entendo!”- diz ele. “D-us criou o mundo em seis dias... e o senhor levou quatro semanas para fazer minhas calças”.
Ao que o alfaiate replicou:
- “Pois é. Mas veja o mundo que D-us criou, e a perfeição das calças que lhe costurei”.
A picanha na chapa do Dá Licença  envolve muito mais talento do que se imagina. A carne é carne – desde que o mundo é mundo. Mas o preparo especial do Dá Licença  começa pelo corte. O bife não é fino nem espesso. O ponto do assado é o detalhe perfeito e mágico... estado da arte sem sofisticação... 
Logo ali... no calçadão de Londrina. Vale demais provar!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473