10 de out de 2012

OS DESAFIOS DA SUA E DE QUALQUER EMPRESA

ABRAHAM SHAPIRO


Um comediante americano disse: “Não há nada mais burro que um homem que estudou tirado de perto daquilo que estudou”.
Eu já comentei antes que um sabichão não tem interesse algum em saber ou conhecer coisas. Ele apenas quer estar certo. Isto em si é um grande problema, pois, querer estar certo de antemão significa que não há pré-disposição pessoal para diálogo e desenvolvimento.
Um dos sérios desafios de motivar a inovação nas empresas é que geralmente pessoas inteligentes – assim como os sabichões –  estão mais interessadas em estar certas do que em fazer certo. Elas acreditam que são capazes de resolver todos os problemas do mundo. Essa crença generalizada pode frustrar seus esforços de inovação. E frustram.
Em uma análise objetiva, existem três tipos de desafios dentro das organizações. Os desafios simples, os complicados e os que estão dentro da área de conhecimento do pessoal.
Os desafios simples podem até ser resolvidos internamente. Mas alguém já pensou a respeito e o resolveu antes. Custará mais barato comprar a solução do que recriá-la.
Os desafios complicados podem permanecer insolúveis por anos. Mas há uma forma de resolvê-los. Em geral, para este tipo de desafio contrata-se um “fornecedor de soluções” que pode ser um instituto de pesquisa, uma empresa especializada ou uma universidade.
Já, os desafios que pertencem à sua área de conhecimento são do tipo “mamão com mel”. Os especialistas da sua empresa estão equipados para resolver. Coloque-os nisso!
Em resumo: é preciso ter visão prática e terceirizar os desafios simples e complexos. É isso que permite à sua equipe focar no que ela faz de melhor, ampliar sua habilidade de resolver problemas e desenvolver capacidades que irão diferenciar a sua empresa da concorrência.
Portanto, faça boa análise. Comprar soluções viáveis a fim de não tirar o seu pessoal do foco produtivo principal será uma atitude de líder com visão de negócio bem acima da média.
Eu sei que você pode pensar assim!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473