30 de out. de 2012

NOMES DE MARCAS E LOGOTIPOS

ABRAHAM SHAPIRO


Os estudiosos do marketing afirmam que os milhões de dólares gastos na criação de nomes malucos ou da maioria dos logotipos de empresas são um desperdício porque não comunicam nada além de algo que só satisfaz o gosto de seu criador ou do proprietário.
Há muitas pesquisas que estudam isso. Uma delas compara logotipos que incluem o nome da marca com logotipos que não o incluem. Descobriu-se, por exemplo, que os logotipos sem os nomes são reconhecidos por uma mínima porcentagem dos entrevistados.

Símbolos como a estrela de três pontas da Mercedes ou o olho da CBS receberam investimentos de centenas de milhões de dólares para se fixar na mente dos consumidores.
Outro capítulo empolgante do marketing e, sem dúvida, com peso importantíssimo na atração do consumidor é o nome da empresa.
A Nike é um exemplo curioso cujo nome foi inspirado na deusa grega da vitória, Nice. Em grego, seu nome é Niké, lido em inglês como "náik". O logotipo da marca é chamado de Swoosh. Trata-se de um desenho criado por Carolyn Davidson, em 1971, e vendido por inacreditáveis U$ 35 à empresa. Lembra uma ave porque a deusa Nice também representava os seres alados.
Maçã era a fruta favorita de Steve Jobs, fundador da empresa de computadores, que propôs a ela o nome Apple com três meses de atraso para o compromisso de apresentar uma sugestão aos amigos que seriam seus sócios. Como nenhum deles trouxe nome melhor, assim ficou.
Já a marca Sony originou-se da palavra latina que significa "som". Mas o que fortaleceu sua adoção definitiva foi o fato de 'sonny' ser uma gíria americana para se referir a um “jovem brilhante”.
A instrução que os mestres do marketing emitem sobre esse tema é simples e prática. O nome de uma marca é muito mais eficiente do que o símbolo dela. E o logotipo deve sempre ter base no nome.

É isso!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473