31 de out. de 2012

O MODELO EMPRESARIAL FEUDAL

ABRAHAM SHAPIRO



Você não imagina quantas empresas por aí ainda querem se tornar uma “grande e importante família”. Eu não me surpreendo mais com aqueles diretores paternalistas tipo cacique ou “poderoso chefão”, que concentra autoridade e lida com os demais como seres inferiores.
Nessas empresas, as decisões a serem tomadas são remetidas o tempo todo para o topo do organograma. O chefe geralmente mantém a seu redor os famosos “pistolões” – gerentes que nada sabem, estão distantes das áreas de operação e quase nunca têm informação ou conhecimento necessário para aconselhar quem quer que seja. Para eles, “quem conhecem” é muito mais importante do que “o que conhecem”.
Neste modelo de companhia o que os gerentes mais aprendem é evitar responsabilidades. Tendo que obter aprovação do alto antes de agir, eles se livram do comprometimento com tudo o que poderiam fazer. O princípio que os dirige é: “Não decida nada do que pode ser decidido pelo diretor todo-poderoso”. Assim, até questões de rotina levam muito mais tempo para serem resolvidas. Mas quando um pedido vem de cima, é atendido de pronto. “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Quanto mais alta é a fonte do pedido, menos tempo levará o atendimento.
O “paizão” desta empresa normalmente é um viciado em trabalho. Fica em sua sala horas a fio, e raramente tira férias. Seu horário de trabalho provoca agitação no pessoal, pois ele espera que todos estejam à mão sempre que precisar. Vida familiar ou saúde é uma lenda. Promoção é algo que depende mais do tempo que o funcionário passa no trabalho do que da qualidade ou desempenho.
O triste disso é que uma empresa assim só tem valor patrimonial, pois ninguém dentro dela é capaz de fazer algo verdadeiramente significativo para seu desenvolvimento. Qual será o erro? Resposta fácil. Empresa não é família, e família não é empresa! 
 ______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473