23 de out. de 2012

SER PROFISSIONAL É UM COMPROMISSO PESSOAL

ABRAHAM SHAPIRO


Você conhece algum obeso convicto? Isso existe. E quantos são. O Ricardo é um.   Para ele, churrasco e cerveja nos fins de semana são sagrados – em quantidades proibitivas, diga-se. Mas o Ricardo tem uma virtude. Finalmente resolveu ceder às pressões de seu cardiologista e inscreveu-se numa academia de ginástica.
Certo dia, ele pega um monitor da academia e dispara contra ele seus protestos de cliente insatisfeito:
- “Olhe aqui, Professor. Faz três meses que eu me inscrevi nesta academia. Paguei as mensalidades, vim  todo santo dia, mas ainda não perdi um só quilo”.
O monitor, assustado, resolve perguntar: 
- “Quais aulas o senhor frequenta?”
E o Ricardo:
- “Aulas? Eu não tenho tempo para aulas!”
- “Ah! Então o senhor tem malhado nos aparelhos?” – conclui o monitor.
E o nosso herói, gozador como é, relaxa e diz:
- “Que nada! Eu me sento na lanchonete e enquanto tomo o meu café da manhã com suco de laranja, sanduíche de queijo e capuccino,  leio os jornais e olho o pessoal suar.
Por mais que isso pareça piada, existe muita gente que faz igualzinho ao Ricardo em áreas tão sensíveis quanto a saúde e o bem-estar físico, como: trabalho e compromissos.
Se você vai ao cinema, se senta numa poltrona bem posicionada em relação à tela e assiste ao filme, concentrado e quieto, esta é a maneira correta de aproveitar o espetáculo. Porém, proceder assim em uma academia de ginástica não fará efeito algum em seu benefício.
A sua vida profissional deve ser avaliada do mesmo modo que este episódio hilário na academia. Se quiser resultados, você precisará “suar a camisa”, carregar os pesos que lhe são próprios  todos os dias. Os frutos só se colhem assim, já que isto é coisa que ninguém poderá fazer por você.
Sempre ... sempre será preciso seu envolvimento pessoal e comprometido com todos os processos e com a causa de seu trabalho, de sua profissão. E persistência, paciência e tolerância devem ser suas mais aguçadas competências.
Lembre-se de um ditado judaico, e você terá muito com que refletir: “Sabedoria emprestada não presta para nada!”
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473