15 de out. de 2012

TREINAMENTO É A VIDA DE QUALQUER EMPRESA

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 15/10/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.

ABRAHAM SHAPIRO


O proprietário do restaurante chegou e quis conhecer o novo garçom. O gerente disse que ele já havia sido treinado e estava pronto. Quando o jovem se aproximou, o dono lhe disse:
- Boa noite, meu rapaz. É você quem irá me atender, hoje.
Eu presenciei a cena a certa distância e achei excelente a iniciativa do empresário. A razão é simples. Tenho visto gerentes e supervisores demais assumirem que falar aos subordinados é ensinar. Não, não é.
Falar, sem dúvida, é uma parte ativa do ensino – apesar de ser perfeitamente possível transmitir conhecimentos sem necessariamente ter de falar nada. Demonstração é um exemplo disso. Mas somente falar e demonstrar também não basta. Uma palestra comunica ideias, mas não práticas.
Para que ocorra aprendizado prático é imperativo que os funcionários em treinamento realmente pratiquem através de simulações a tarefa que estão aprendendo – seja qual for.
Se não se proceder assim, as consequências negativas podem ser graves.
Por exemplo. Se um supervisor apenas explicar e demonstrar para um novo vendedor como processar um crédito de mercadoria devolvida sem permitir que o funcionário pratique, o restante da lição –  ou seja: a prática –  ocorrerá na presença do cliente. E você deve saber que os enganos cometidos durante uma prática frente ao cliente custam sempre muito mais caros do que aqueles que acontecem nas simulações dos treinamentos.
Eu já vi trabalhadores recém-admitidos em uma linha de produção receberem cinco minutos de instrução na linha em movimento e ouvirem: “Comecem a trabalhar e pegarão o jeito da coisa”. O infeliz do trabalhador tinha de montar objetos com os quais nunca esteve familiarizado, e que se moviam rapidamente diante dele!
Isto não é treinamento. É, sim, uma forma de criar problemas de qualidade, de garantia, e tudo mais.
Você não quer investir em treinamento? Muito bem. Para cada real economizado, você verá pelo menos cem reais se dissiparem como fumaça pela baixa capacitação do seu pessoal.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473