18 de out. de 2012

TODOS SOMOS INDIVIDUAIS


ABRAHAM SHAPIRO


Quando você pensou em se casar, qualquer mulher servia? Qualquer rapaz estava bom? Quando chegou seu segundo filho, percebeu que ele era totalmente diferente do primeiro? Já notou que você é diferente dos seus irmãos?
As pessoas são diferentes. Isto não é impressão. É uma lei genética e psicológica!
E por serem diferentes, as pessoas precisam de atenção diferente, de orientações e tratamento diferentes. Elas veem as coisas desde sua própria ótica – diferente da minha e da sua. Por isso, reagem a cada estímulo ou impulso a que são expostas segundo seu modo pessoal de ver e interpretar.
Este funcionário quer a atenção do chefe. Aquele detesta isso, pois, se sente vigiado. Há empregados que rendem mais de manhã. Outros, de tarde ou de noite.
Uma equipe produtiva é aquela em que cada pessoa sabe com clareza o papel que desempenha, e encontra condições para se dedicar a maior parte do tempo a isso.
As pessoas têm de fazer o que sabem de melhor para se saírem bem. O ideal é que se dediquem a uma só atividade.  Quase ninguém é capaz de fazer tudo ou resolver qualquer tipo de problema.
Talento, habilidade e conhecimento são os ingredientes que, bem combinados, definem aquilo que chamamos de “competência”. Qual a proporção em cada item deve entrar nesta equação? Isto varia de pessoa para pessoa, pois todos somos diferentes.
Conhecimento e habilidade podem ser ensinados e transferidos de indivíduo para indivíduo. Já, talento não dá, pois varia conforme o estilo da pessoa, seu modo de pensar, agir e sentir.
Um líder será o catalisador destes processos. Ele é capaz de fazer o talento de cada membro de seu time cruzar a linha de chegada da realização o mais rápido possível. Ele sabe combinar as diferenças. E é isto que lhe garantirá o sucesso de elevar um grupo ao patamar ideal de equipe... em qualquer tempo e lugar.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473