8 de out. de 2012

MEDO DA MOITA

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 08/10/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.

ABRAHAM SHAPIRO


Pai e filho caminham no campo quando o garoto agarra-se à mão do pai.
- “O que há, meu filho?” – o pai pergunta.
- “Tenho medo daquela moita” – diz o menino. “Ela se mexeu!”
O pai, então diz:
- Não se preocupe antes de saber o que a fez mexer.  Pode ser uma cobra, um vento forte ou um coelho. O fato de ela mexer ainda não representa perigo a você, filho. Veja, primeiro, e se certifique depois. Em vez de ficar com medo, pense em como agir. Isto é mais prático.

Toda preocupação é uma forma de auto-humilhação. Por quê? O contrário de  “preocupar-se” é “ser confiante”: confiança em si mesmo, confiança na força Divina, confiança na supremacia do bem e da justiça.  Enfim, confiança, é um estado genuíno de dignidade, pois concorda com a potencialidade humana.
O homem é um ser rico de potenciais fantásticos e valores intrínsecos. Quanto mais ele os explora e aperfeiçoa, mais se desenvolve como ser humano e torna-se mais competente em suas habilidades.
 “Preocupação” é palavra de origem latina, e significa: “ser o primeiro a ocupar, preceder, fazer com antecipação”.
A questão é: qual a utilidade de antecipar sofrimentos sobre uma situação que ainda não se definiu? Para quê preocupar-se? Isto é paralisante. Não será melhor agir dentro das possibilidades? E caso nada seja possível, não será mais inteligente esperar que o melhor aconteça? Isto é digno!
Preocupar-se é uma forma de se entregar ao problema ou à dúvida.
A preocupação  faz qualquer pessoa cair de joelhos pelo pavor do mal. Após isto, ela se entregará aos seus sentimentos negativos em vez de incrementar sua confiança. Sua opção será deixar-se  alimentar com dor, tristeza e pensamentos irreais.
Confiar, portanto, é levantar os olhos e permanecer na altitude que sua visão alcançou.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473