6 de dez. de 2010

TRABALHAR NAS MELHORES CONDIÇÕES

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 06/12/2010, na coluna Profissão Atitude, em Empregos e Concursos


ABRAHAM SHAPIRO

Quem pensa em ergonomia? Você pode não saber o que significa ou achar que é grego. Tem razão. É grego, mesmo. Mas também é verdade que isso está tão próximo de você, que talvez esteja lhe causando uma dor nas costas, no pulso ou no joelho. E nada tem a ver com a ginástica de ontem, ou com a falta dela.

Por definição, ergonomia é a qualidade da adaptação de um dispositivo a seu operador, e à tarefa que ele realiza.

Móveis atualmente passam por grandes mudanças em sua construção e nos materiais que os compõem em função do crivo imposto pelas normas de ergonomia. E no núcleo da visão de arquitetos e designers moveleiros estão os móveis para escritório.

Estive no lançamento de uma coleção especial de móveis corporativos produzidos por uma empresa regional. Ela realiza vendas em todo o país. Móveis Belo é a marca. O evento aconteceu em sua loja de Londrina, Belo Office Store.

Observei que a coleção reúne elegância, funcionalidade e, com destaque, ergonomia. São elementos difíceis de serem combinados de modo inteligente, como neste caso. Mas o que me surpreendeu foi um item de benefício realmente inovador. A linha, que recebe o nome de Hórus, o deus dos céus e filho de Osíris na mitologia egípcia, é totalmente componível.

Uau! Outra palavra rara: componibilidade. O que é? Imagine que o seu arquiteto configure uma determinada combinação dos móveis da Linha Horus em seu escritório – na empresa ou home office. Quando você se cansa do visual, pode mudá-la como bem entender, sem nenhum gasto extra. Funciona como bloquinhos de lego – o brinquedo de montar. Os móveis são configurados para atender várias possibilidades. O resultado final será sempre uma nova composição, ou seja, um novo e agradável local de trabalho.

Isto é mais um produto do Pólo Moveleiro de Arapongas, Paraná, para todo o Brasil e o mundo.

Conhecendo uma proposta de móveis tão bem engenhada, além de cadeiras produzidas segundo severas regras de ergonomia pela mesma empresa, tenho novas razões para me indignar com pessoas que ambientam lugares onde passarão seis, oito, dez horas ao dia, às vezes, e decidem sua escolha tendo em conta apenas o quesito preço. É um “crime”. Um suicídio a longo prazo.

E quanto a você? Compra o mais barato? Perdoe-me, mas se neste momento você sente alguma indisposição física, ou uma dorzinha nos músculos que seja, não é de um ortopedista que você precisa , mas de uma terapia muito séria, pois, o que lhe falta, mesmo, é amor próprio, é autoestima.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473