13 de dez. de 2010

JÁ FEZ SEUS PLANOS PARA 2011?

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 13/12/2010, na coluna Profissão Atitude, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO

Por anos seguidos tenho sido convidado a dar entrevistas de aconselhamento sobre planos de final de ano.

Todos sentem, com certa intensidade, uma tendência natural de estabelecer planos quando se aproxima um final de ciclo, como é o que ocorre em dezembro.

Em quase todas essas entrevistas uma pergunta está sempre presente: “Por que muitos dos planos de ano novo acabam fracassando ou esquecidos?”

Antes de tudo, é prático dizer que estabelecer objetivos para si mesmo é distinto de se alimentar de esperanças irreais ou majestosas como muitas pessoas fazem. Infelizmente, sonhos não são "coisas" que frequentam só a cabeça de quem vive no mundo da lua. Às vezes, eles se disfarçam em objetivos concretos e comuns do ponto de vista econômico ou prático.

O que se fala com frequência a respeito de objetivos é que a pessoa deve fixar para si metas claras e bem definidas. Isso dá a impressão de ser suficiente para que elas se realizem. Mas não é bem assim. Por exemplo: emagrecer. O que é preciso ser feito? Fixe para si mesmo a meta de alcançar seu peso ideal, digamos 70 kg, até 31 de julho. Se ao final de maio você não estiver pesando o dobro disso, ainda será possível conseguir sua meta. Como? Bem, renunciar ao pavê de creme com morangos e chantili, alimentar-se de forma integral e praticar mais esporte irá depender exclusivamente de você. Faça isso, e o resultado aparecerá.

Por outro lado, caso você resolva se tornar milionário até 31 de dezembro de 2011, a situação muda de figura. Esta meta depende de muitas decisões individuais de outras pessoas que, frequentemente, você sequer conhece. Basta que o banco negue um empréstimo urgente e indispensável à sua empresa ou que a cotação do Real continue crescendo e dificultando algumas exportações, e os seus planos naufragaram.

Portanto, tenha consciência: metas determinadas e quantificadas de modo preciso só fazem sentido se você, de fato, puder influenciar, pelo menos remotamente, todos os fatores que irão contribuir para que você alcance seu objetivo.

Isto é profundo. Aliás, é a razão principal porque os planos de ganhos e de vendas das empresas em geral acabam se transformando em fracasso num tempo menor do que o gasto para serem desenhados ou formulados.

Portanto, é preferível que você determine a direção que deseja trilhar e defina as “condições gerais” de seu conceito de sucesso. Nada de definições mais ou menos precisas. E centre-se naquilo sobre o que você tem poder total.

E para terminar, não deixarei o que há de mais importante na formulação de planos e objetivos em geral: “Espere o inesperado”!

Agora sim. Feliz Ano Novo!!!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473