21 de dez. de 2010

QUER SER MAIS OBJETIVO?

ABRAHAM SHAPIRO

Como ser objetivo? Esta pergunta pode ser decisiva na sua liderança. Clareza é o que todos esperam de um líder. Afinal, o que é um líder senão “aquele que orienta, inspira, direciona e mostra o norte”?

Clareza e objetividade não são apenas o alicerce da liderança, mas aquilo em que ela consiste em si mesma. Sem objetividade e lucidez como os seguidores saberão para onde ir, como ir, quando ir, etc?

A imprecisão é a inimiga número um da objetividade. E é muito fácil ser impreciso achando que está sendo claro.

Preste atenção. Uma informação como: “A ponte é estreita” não comunica a mesma ideia que: “A ponte mede 75 cm de largura”.

“O prédio é alto” é uma informação que não tem dimensão alguma se comparada com “O prédio tem 32 andares”.

A regra é: evite adjetivos imprecisos, pois eles geralmente produzem interpretações subjetivas.

Ótimo. Vamos evoluir um pouco mais.

Quando a situação que você descreve envolve um número não suficiente para que a pessoa compreenda de modo objetivo, use um termo de comparação capaz de comunicar a noção que possa ser mais bem visualizada por ela. Por exemplo: “A praça tem 36.500 m2, o equivalente à área de quatro campos de futebol”.

Assim, também, quando for impossível apurar exatamente um número ou quantidade, o melhor é oferecer uma estimativa aproximada, por exemplo: “cerca de 80 cm”, “quase 150 m”, “pouco mais de 90 kg".

Objetividade é aquilo que resulta de observação imparcial, independente da preferência individual.

Quanto mais voltas, piruetas e cambalhotas você der na hora de se expressar, mais acrobacias o cérebro do seu ouvinte ou leitor terá de fazer para entender. E não se esqueça: o que você busca ao se comunicar é ser claro e objetivo. Não há outro modo de você ser completamente entendido.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473