13 de dez. de 2010

FOTOGRAFIA

ABRAHAM SHAPIRO

Por que você é fotógrafo?”, perguntaram a um diletante desta arte.  E ele respondeu? “Por que é a profissão mais importante do mundo”.

Quando eu li isto, achei um tanto presunçoso. Mas, pensando bem, concluí não estar errado, e se não a mais importante, a profissão do fotógrafo está entre os “Top 10” das imprescindíveis para a existência de todos nós, seres humanos.

Sem exagero.

A fotografia é um meio de expressão empregado das mais variadas formas. No jornalismo, comunica as notícias. Em revistas, mostra cenas da vida de pessoas importantes e celebridades. Em anúncios, faz quase todo o trabalho de encantamento para a venda. E ainda vemos fotos em relatórios, sites, palestras, livros e outros meios, com finalidades diversas.

A televisão e o cinema só existem graças aos avanços técnicos que deram origem à fotografia.

Aquilo que chamam de web 2.0 só é tão interessante porque temos vídeos e fotos bonitas e coloridas. Apenas com textos eu queria ver tanta gente gastando esse tempo conectado.

Imagine a vida sem fotografia – sem registro de crianças, sem a denúncia de imagens do horror das guerras ou da fome em tantos lugares do planeta. As propagandas seriam como os antigos cartazes de Tolouse Lautrec. E a televisão? Esqueça. Internet? Talvez jamais existisse. Viveríamos ainda sob o domínio do rádio.

Pense bem, e eu estou certo de que um bom curso de fotografia é o que está faltando entre as suas aptidões profissionais ou pessoais de sucesso.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473