23 de dez. de 2010

CADEIA DE VALORES E REMUNERAÇÃO VARIÁVEL

ABRAHAM SHAPIRO

Gente. Só os mortos não veem profundas transformações nas relações de consumo que acontecem hoje no país. Quantas pessoas que nunca compraram antes estão comprando agora? Cada vez mais tem-se de garantir a satisfação dos clientes não apenas com a qualidade do produto, mas também com o processo de passagem desse produto para suas mãos na pré e pós-venda.

A primeira consciência a ser adquirida nesta nova realidade é que a sua empresa possui uma extensa rede de relações com fornecedores, distribuidores, revendedores, prestadores de serviços, consumidores etc. É a chamada “cadeia de valores”. Quando todos os integrantes da cadeia de valor estão coordenados entre si, o conjunto passa a funcionar como um só organismo – o que é a meta a ser alcançada.

Façamos um teste rápido com a cadeia de valores da sua empresa. Qual é o percentual de pedidos atendidos de forma perfeita, isto é, no prazo, na especificação e com a qualidade esperados? Há cancelamentos? Há desistências? Quantos orçamentos são solicitados e não são fechados? Respondendo a estas perguntas você saberá imediatamente se os seus negócios vão bem ou não quanto ao desempenho da cadeia de valores.

Sabe o que muitas empresas estão fazendo para engajar seus funcionários em um compromisso com a cadeia de valores? Remuneração variável. Esta solução começa a despontar como um ponto crucial para o crescimento dos resultados de muitos negócios. E tem tudo a ver com a gestão da cadeia de valor, principalmente, nos pontos-de-vendas.

Quando existe um sistema de remuneração variável observa-se que todos procuram compartilhar as informações entre os diversos pontos da cadeia de modo proativo e mais eficiente, desde a funcionária que serve o cafezinho até o diretor. E todos também buscam realizar ações imediatas visando o aumento de rentabilidade.

Você talvez saiba que muitos de seus funcionários podem estar usando a própria empresa para enviar seus currículos às concorrentes. Se isso contece, esteja certo que a cadeia de valores do seu negócio está agonizante.

Não se fixe apenas nos seus interesses. Busque saber como anda a remuneração e os benefícios das empresas à sua volta. Ganhar sozinho não é algo que se mantém por muito tempo. E se acaso ganhar, as chances de amanhecer com uma faca nas costas são grandes. Não vale a pena.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473