3 de dez. de 2010

A BOA GUERRA

ABRAHAM SHAPIRO

O que é fazer negócios? É ganhar dinheiro. É deixar pessoas satisfeitas. É encontrar realização pessoal com o trabalho. É empregar pessoas e proporcionar boas condições e dignidade humana para elas. É ter responsabilidade social, ambiental, ética, e muitas outras coisas, dependendo do enfoque.

E o que não é fazer negócios? Um negócio não pode ser, jamais, uma guerra. Muitos desastres comerciais foram causados por gerentes e dirigentes cujo ego “levou a melhor” sobre seu tino comercial.

Quer saber onde está o problema exatamente? Eu lhe direi. A mentalidade bélica, que está presente em muitas empresas, força o uso dos preços como arma principal para atacar a concorrência. O resultado disso são milhões de reais perdidos ao longo do tempo.

Concorrência maluca é e sempre será destrutiva.

Homens de negócios com boa saúde mental precisam de bom senso e foco concentrado sobre o seu sucesso, e não sobre o fracasso dos concorrentes. É muito diferente. Mesmo diante de intensa competição, é possível ser bem-sucedido sem prejudicar ou mesmo desjar destruir a concorrência.

Vou repetir: o autêntico homem de negócios põe o foco sobre o seu sucesso. Bons competidores não tentam derrotar seus adversários. Pelo contrário. Eles evitam gastar energia em abatê-los porque estão preocupados em maximizar seus próprios lucros.

Não estou dizendo que eles “ignoram as ações da concorrência”. Um administrador inteligente precisa estabelecer os diferenciais de seus produtos e serviços em relação aos demais players para que, assim, se eles sejam únicos e tenham valor aos olhos do cliente. Mas isto não é tudo. Ele precisará criar estratégias para despertar a atenção e a preferência dos clientes potencias. Estes diferenciais e as vendas é que manterão os produtos protegidos das pressões do mercado.

Neste assunto, o grande cientista e pensador norteamericano Benjamin Franklin é que tinha razão quando disse: “Jamais existiu boa guerra, e nem paz ruim”. Isto se aplica com amplitude aos negócios. Eu, mesmo, conheço somente uma guerra que pode terminar em alegria e boas risadas. É a guerra de travesseiros.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473