29 de dez. de 2010

O QUE FAZER PARA VENCER EM 2011???

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Onze conselhos eficazes dos tipos que, colocando-se em prática, em quaisquer condições darão certo e produzirão resultados garantidamente positivos.


ABRAHAM SHAPIRO

Fim do ano. Edições especiais de revistas, jornais, textos fabulosos de consultores, previsões de magos, astrólogos e outras várias formas de embustes e chalatanismo. É quando se encontram platitudes para onde quer que se olhe: dos votos de Boas Festas aos conselhos de como ter um ano novo cheio de prosperidade e motivação. E sempre ilustradas com champanhes, cálices brindando ou pessoas felizes sorrindo. As ideias variam desde as “inocentemente imbecis” até as “inequivocamente idiotas”.

Mas a verdade é única. E fugindo dela, nada se consegue. O que ela diz? Só se mantém em qualquer mercado quem trabalha duro todo tempo. Na crise, porque é preciso muito esforço para superar o negativismo. Na prosperidade, porque quem não “corre atrás”, não vê as vendas acontecerem – por mais positivismo que exista na atmosfera. Desde os tempos bíblicos é assim.

Não há menção alguma, por exemplo, de que José filho de Jacob tenha aconselhado o Faraó a investir em tecnologia e capacitação da mão de obra como meios para concretização da mensagem contida no sonho das vacas magras e gordas. Acredito, sim, que isto tenha sido feito, pois é imprecindível investir em tecnologia e capacitação em qualquer processo para que seja eficiente. No entanto, é infeliz e simplista concentrar toda a visão de sucesso de um ano num conselho a que se façam investimentos em tecnologia e capacitação – como num artigo assinado por um professor. Dá a impressão que, fazendo-se isto, o sucesso virá. Categoricamente eu direi: “Não! O sucesso não virá!” Faça exatamente isto, e “sua viola estará em cacos” logo nos primeiros meses.

Conselhos para 2011? Não um, mas onze, já que estão na moda os tais dos palíndromos (frase ou palavra que se pode ler, indiferentemente, da esquerda para a direita ou vice-versa... como 11/1/11). Aqui vão:

1. Invista em tecnologia.

2. Invista em capacitação permanente do seu pessoal – em todos os níveis do organograma.

3. Conheça muito bem o seu mercado: clientes, preferências, escolhas, hábitos, disposições, satisfação, expectativas, etc, de modo muito organizado. Colete dados. Analise números. Aprenda com quantidades e qualidades.

4. Estabeleça comunicação plena – porém profissional e comedida – com clientes, representantes, vendedores próprios, pré-postos, lojistas, pessoal de vendas de lojas, promotores de vendas, corretores, todos os que fazem parte da cadeia de marketing de seus produtos.

5. Conheça obsessivamente a sua concorrência. Mas antes procure um bom consultor e aprenda a respeito de “O que é concorrência” e “Quem é concorrente”. Refiro-me ao conceito prático, e não simplesmente ao do dicionário.

6. Analise todos os produtos e serviços que concorrem com os seus. Saiba por que vendem enquanto os seus não. Se um produto ou serviço é maravilhoso, tem bom preço, mas não vende, não perca mais tempo com ele. Deixe de ser teimoso. Mude, imite os que vendem, faça benchmarking, pajelança, magia branca, qualquer coisa...., mas pare de dar murro em ponta de faca. Não insista com mistérios. O que você não entende, custará muito, muito mais caro.

7. Invista na construção de um pós-vendas cujos serviços deixem seus clientes embasbacados e os faça dizer, em uma só palavra: “Putaquipariu!!!”.

8. Faça todos os que participam do seu negócio concluir que é preciso trabalho duro para se conseguir resultado positivo, e que governo algum – do partido que for – trará sucesso ou fracasso a quem quer que seja – a não ser num país onde a corrupção seja completamente impune, e todos roubem descaradamente, aumente seus próprios salários e desviem recursos sem que ninguém reaja.

9. Espalhe cartazes na sua empresa, mande e-mails, bilhetes, recados, cartas e torpedos aos seus funcionários a respeito de que é preciso TRABALHAR DURO para se atingir metas.

10. Trabalhe duro!

11. Trabalhe muito duro!

Imprima esta lista. Depois mande plastificar. Conserve-a à mão e à vista, pois, pondo todos estes conselhos em prática, você também irá precisar deles em 2012, 2013.... 2050, 2100...

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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473