11 de ago. de 2009

VENDER SEU PEIXE É DIFERENTE DE COMPRAR O DOS OUTROS

ABRAHAM SHAPIRO

Estamos constantemente buscando convencer as pessoas sobre quanto valemos: o chefe, os clientes, a esposa, os filhos. Como você já sabe, isto é, de fato, a venda da nossa imagem.

Vender a própria imagem é uma difícil arte.

Num processo de venda o melhor caminho é começar mostrando interesse pela pessoa com quem falamos, pois, assim, descobrimos suas necessidades. Após isto, é possível eleger entre nossas características aquelas que usaremos para atender a essas necessidades. Tal como se faz na venda de produtos, devemos fazer no nosso marketing pessoal.

Descobrir necessidades das pessoas é complicado. Requer , acima de tudo, que demonstremos interesse real e genuíno nelas. O problema para conseguirmos isto é a nossa natureza egoísta. Invariavelmente gostamos muito de falar de nós próprios e de nossas conquistas. E ainda somos bem capazes de dizer: “Desculpe-me, já falei muito de mim mesmo. Falemos de você, agora. Diga-me, o que acha de meu carro novo?”

Os que se preocupam apenas em se aparecer ou mostrar o que têm de melhor, cedo ou tarde verão as pessoas pelas costas. Se ao menos conseguirem revelar vontade sincera de ajudá-las e interesse em conhecê-las permitindo que elas falem de si, qualquer negócio estará muito mais próximo do sucesso.

Um amigo meu passou mais de vinte anos procurando a mulher perfeita. Buscou em igrejas, boates, clubes, entre os amigos, na empresa onde trabalhava, até que finalmente encontrou. Mas lamentavelmente os dois ficaram juntos por pouco tempo. O relacionamento não deu certo. É que ela também procurava o homem perfeito.

Vender seu peixe a alguém é diferente de comprar o peixe do outro.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473