12 de ago. de 2009

GRUPO OU EQUIPE?

ABRAHAM SHAPIRO

Muita gente não sabe dizer se faz parte ou não de uma verdadeira equipe. Quando vão ao futebol, por exemplo, não vêm semelhança alguma entre seu time de fim-de-semana e o grupo de pessoas com que trabalham.

Elas geralmente acabam concluindo que na empresa não vivem dentro de uma equipe. Com isso, sentem que aprendem enormes lições e experiências no futebol enquanto que no trabalho as coisas não acontecem de modo prazeroso e frutífero. Vejamos de perto o que é que faz um grupo de pessoas tornar-se uma equipe?

Você e os demais compartilham a mesma área física num escritório, ou saem para almoçar na mesma hora, ou ainda estão disponíveis para certos tipos de trabalho em períodos complementares na companhia em que trabalham. Olhando para tais situações, faça a si mesmo as seguintes perguntas: Quão unidos vocês são? Os benefícios obtidos são de cada um em separado, ou pertence a todos? Os objetivos são os mesmos para todos, ou cada um desenvolve uma visão prórpia? Todos cooperam uns com os outros?

A essas alturas você já está apto a distinguir entre o que é um simples grupo de pessoas e uma autêntica equipe de trabalho. São os objetivos!

Se cada um busca seus próprios interesses e tem a opção de “ficar na sua”, isto é apenas um grupo de pessoas que podem ou não estar próximas fisicamente. Mas quando todos partilham de um objetivo, e este é atingido pelo esforço conjunto de todos em cooperação mútua, isto sim é uma equipe.

Sem dúvida alguma, se você faz parte de uma equipe de trabalho, resta agora saber se você e seus colegas têm um bom e comprometido treinador na pessoa de seu líder para que atinjam resultados, pois, nisso uma equipe de trabalho também é muito semelhante a um time de futebol.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473