24 de ago. de 2009

SEU CHEFE É "GENTE" OU APENAS UM CHEFINHO BANAL?

ABRAHAM SHAPIRO

Eu conversava com o Crisóstomo, gerente de área de um grande atacadista, que aproximou-se de mim com o intuito de falar sobre seu chefe, um homem visto por todos como imprevisível e de decisões impulsivas.

É muito fácil distinguir um dirigente empresarial que seja "gente" de um réles chefinho "mixuruca". Há inúmeras propostas antigas e atuais para se conseguir isso. Uma das que nunca falham e é facílima de ser aplicada é o famoso "Teste do Bom Dia".

Quando você se aproxima de seu chefe e ele diz: "Bom dia!" de modo dedicado e respeitoso, aí está alguém com fortes indícios de ser um líder que valoriza as pessoas. Não é preciso que sorria, nem que ofereça cafézinho com biscoitos. O mínimo que ele, você e eu devemos a qualquer ser humano é um trato digno de gente.

Mas existe ainda uma segunda possibilidade a ser analisada no nosso teste. Se, agora, você chega perto do sujeito e ele prossegue olhando para a tela do computador ou assinando cheques como se nada além disso estivesse acontecendo sobre o planeta, e de repente lhe diz: "Fala, Crisóstomo", este certamente é um chefe, no verdadeiro sentido da palavra, e dos mais trogloditas que se pode imaginar. Ele não tem interesse por você e nem por ninguém. As chances deste elemento ser o tipo que só busca resultados é grande e fácil de entender. Para quem só pensa em números, dizer bom dia e olhar para a face das pessoas é pura perda de tempo. Talvez ele tenha lá suas razões como alguém que leve uma vida de cão e, por isso, desconta suas mazelas em qualquer um que passar por perto.

Num mundo como o de hoje, dirigir uma empresa ou um setor dela não é mais coisa que se consiga apenas com dinheiro ou poder. Respeito, que gera confiança e comprometimento nos demais, é tão importante quanto investimentos, processos e máquinas para se atingir objetivos. Quem despreza esta sabedoria, pode até continuar operando. Mas muito em breve estará em apuros. Você e eu veremos.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473