10 de ago. de 2009

OS ABSURDOS DE QUEM NÃO ESTÁ PRONTO

ABRAHAM SHAPIRO

Mês passado fui a uma loja do shopping comprar uma camisola para minha mãe.

Muito bem atendido, a jovem moça que me recebeu mostrou lindas confecções para uma senhora de bom gosto - como é minha mãezinha. Eu desejava levar uma daquelas bem confortáveis. A moça procurou, mas não encontrou o tamanho que eu procurava. Retornou dizendo que, infelizmente, aquela é uma mercadoria que vende demais, por isso, estava em falta no estoque.

Por um instante, habituado a não perder chance de processar e aprender com tudo, pensei haver algo nada inteligente nas palavras da vendedora. Não sei o que você pensa, mas se esta mercadoria é a que mais vende, é dela que o estoque deveria conter em maior quantidade, não é?

Como entender? Alguém ali não está cumprindo seu papel com eficácia: ou proprietário, ou o gerente ou o responsável por compras.

Amadorismo é o que explica o insucesso da maior parte de tantos e tantos negócios que vemos abrir todos os dias e sucumbir meses depois.

A menos que exista escassez de mercadoria ou racionamento, é injustificável a falta do item que mais vende no mix de produtos de uma loja.

Atendimento bom é “cuidar do cliente”. Isso implica prestar serviço em tudo o que concerne à proposta do negócio. A padaria, a farmácia, o mercado inspiram nos clientes uma expectativa de possuírem o mix de produtos que irá atender suas necessidades. Sorrisos e boa educação são nada quando o cliente se frustra não encontrando o que busca.

Comigo ocorreu exatemente isto. Eu só queria uma camisola para minha mãe. A bela loja tinha, sim, uma enorme placa sobre pijamas e camisolas. Mas a que eu procurava, e que mais vendia, eles não tinham.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473