17 de ago. de 2009

AS PERDAS CAUSADAS POR DEFICIÊNCIAS NA AUDIÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Em circunstâncias normais, nossa natureza faz operar a audição seletiva. Desprezamos naturalmente alguns sons, pois temos a tendência de nos concentrar somente naquilo que julgamos importante. Esta péssima habilidade de ouvir é o principal motivo porque perdemos tantas boas oportunidades na vida, no trabalho e nos relacionamentos. Isto é grave!

Façamos um teste. Vá até o armário número 256, o último à esquerda, da estação de ônibus urbanos e interurbanos de São Borja, no Rio Grande do Sul. Dentro deste armário, há uma caixa cheia de dinheiro, contendo: 56 notas de 50 reais, 65 notas de 100 reais e 350 notas de 10 reais. Pergunto: qual o número do armário? Muitas pessoas terão se preocupado com as quantias de dinheiro envolvidas. É quase certo que não se lembrem do número do armário. Como justificativa poderão afirmar que eu sequer o mencionei.

Existe uma diferença considerável entre o ritmo da fala e o ritmo do pensamento. Um indivíduo médio fala cerca de 125 palavras por minuto, enquanto que a velocidade do pensamento chega a 500 palavras por minuto.

Quando ouvimos alguém falar, estamos quase sempre pensando à frente do que ele diz. E o que fazemos enquanto isso? Pensamos de tudo. Às vezes já preparando a resposta ao que está sendo dito. Com isso, perdemos o sentido da conversa.

Outros divagam em imagens do final de semana, os gols da rodada ou a garota que acaba de passar, sonhando acordados.

Quantas vezes você já tentou retomar a conversa com uma pontinha de culpa por ter percebido que a outra pessoa já esperava uma resposta, e você nem ao menos fazia idéia do que ela acabara de perguntar?

Concentre-se neste mau comportamento até retificá-lo. Enquanto conversa com alguém, opte por "estar presente" de corpo e alma. Valorize cada detalhe. Dê atenção. Ou você escuta e processa tudo o que seus interlocutores lhe dizem, ou você continuará perdendo grandes oportunidades.

Se você conseguiu pensar com foco naquilo que escrevi, não vá dizer, amanhã, que eu não avisei!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473