ABRAHAM SHAPIRO
Contam-me a história de um senhor idoso que relata a um amigo sobre um excelente restaurante. Diz ele: “A comida é muito boa, os preços são razoáveis e o ambiente é realmente elegante”.
Quando o amigo lhe pergunta o nome do restaurante, o idoso faz um enorme esforço para se lembrar. Passa algum tempo tentando, e então lhe questiona inesperadamente:
“Existe uma flor com belas pétalas, um cabo longo e cheio de espinhos - como se chama mesmo?”
O amigo responde:
“É uma rosa?” “Sim, é isto!” – diz o velho homem.
E levantando-se de sua poltrona com algum esforço, caminha em direção à cozinha dizendo em voz alta:
“Ô, Rosa! Qual é mesmo o nome do restaurante onde jantamos ontem?”
Nem todo mundo possui boa memória. Não há problema algum. Mas é proibido não ter à mão alternativas que tragam à tona o que deve ser lembrado. Esqueci não é uma resposta válida.
No mundo dos negócios, assim como na vida, a palavra dita é um compromisso assumido. Vale como a força de uma assinatura. Ficamos obrigados às últimas consequências para cumpri-la sob pena de um efeito danoso – cair em descrédito.
Quase todo mundo conhece a lição de se ligar com alguma antecedência avisando ao credor quando se está impossibilitado de cumprir determinado pagamento. Conhecê-la não basta. É preciso pô-la em prática, já que uma regra de grande importância para manter a consideração de que se goza perante bancos, fornecedores, parceiros e outros. Ter à disposição o melhor e mais eficaz sistema de informação que nos mantenha a lembrança com precisão e rigor é obrigatório.
No frigir dos ovos, todos devem saber e lembrar que tão importante quanto o pagamento é o comportamento adotado, a conduta e a honradez de quem paga.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Contam-me a história de um senhor idoso que relata a um amigo sobre um excelente restaurante. Diz ele: “A comida é muito boa, os preços são razoáveis e o ambiente é realmente elegante”.
Quando o amigo lhe pergunta o nome do restaurante, o idoso faz um enorme esforço para se lembrar. Passa algum tempo tentando, e então lhe questiona inesperadamente:
“Existe uma flor com belas pétalas, um cabo longo e cheio de espinhos - como se chama mesmo?”
O amigo responde:
“É uma rosa?” “Sim, é isto!” – diz o velho homem.
E levantando-se de sua poltrona com algum esforço, caminha em direção à cozinha dizendo em voz alta:
“Ô, Rosa! Qual é mesmo o nome do restaurante onde jantamos ontem?”
Nem todo mundo possui boa memória. Não há problema algum. Mas é proibido não ter à mão alternativas que tragam à tona o que deve ser lembrado. Esqueci não é uma resposta válida.
No mundo dos negócios, assim como na vida, a palavra dita é um compromisso assumido. Vale como a força de uma assinatura. Ficamos obrigados às últimas consequências para cumpri-la sob pena de um efeito danoso – cair em descrédito.
Quase todo mundo conhece a lição de se ligar com alguma antecedência avisando ao credor quando se está impossibilitado de cumprir determinado pagamento. Conhecê-la não basta. É preciso pô-la em prática, já que uma regra de grande importância para manter a consideração de que se goza perante bancos, fornecedores, parceiros e outros. Ter à disposição o melhor e mais eficaz sistema de informação que nos mantenha a lembrança com precisão e rigor é obrigatório.
No frigir dos ovos, todos devem saber e lembrar que tão importante quanto o pagamento é o comportamento adotado, a conduta e a honradez de quem paga.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473