3 de ago. de 2009

O "VALE TUDO" NÃO VALE NADA!

ABRAHAM SHAPIRO

Uma coisa importante na vida profissional é saber que o famoso e velho “vale tudo” para ganhar nem sempre produz lucros. Caldo de galinha e prudência são o que resolvem grandes problemas. Era disso que aquele advogado recém-formado precisava para não chegar ao ponto que chegou.

Ele estava tratando de conseguir emprego em empresas. Após a primeira entrevista, a resposta foi: “Sentimos muito, porém não há trabalho para você”. Buscou novas oportunidades, porém, depois de testes, exames e grafologias a resposta foi similar.

Antes de chegar ao desespero, ele pôs-se a pensar: “Com todos estes anos de estudo e as excelentes qualificações que eu obtive, tenho que conseguir algo”.

Resolveu, então, procurar um professor experiente para consultá-lo. Após os conselhos, com muita integridade, bom humor e autoconfiança, nosso jovem advogado alugou uma sala comercial bem localizada, fixou uma placa com seu nome, comprou móveis e solicitou uma linha telefônica. “Agora” – pensava consigo – “que venham os clientes”.

Passaram dois, três, quatro dias, e nada de clientes. Finalmente, no quinto dia, batem à porta. Nervoso e excitado, o jovem advogado pega o telefone e começa a fingir, como se estivesse na metade de uma conversa altamente profissional. Entre termos legais e palavras sofisticadas, faz uma interrupção e convida cordialmente a pessoa à porta para entrar.

O indivíduo entra e, educadamente, pede desculpas pelo incômodo.

“Não é incômodo algum” – diz o advogado. “Aguarde só um minuto que estou terminando os detalhes de um importante caso da Receita Federal” .

“Não, não quero incomodá-lo, mesmo” – volta a dizer o indivíduo – “sou da companhia telefônica e vim só para conectar a linha” .
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473