19 de ago. de 2009

A SALVAÇÃO DA INCOMPETÊNCIA

ABRAHAM SHAPIRO

Mude um incompetente de lugar e de função quantas vezes quiser e puder, e você verá que ele continua incompetente. Incompetência é doença grave – não se cura com remedinhos. Requer tratamento correto. Não é questão de espaço ou condição, é deficiência inerente. Pode ser por falta ou por excesso. Só se remedia com dedicação, trabalho, aprimoramento, correção, ajuste e todos os sinônimos destas palavras.

Assim como problemas de casamento não se resolvem com viagens, incompetência não se acerta com mudanças exteriores.

Um incompetente é comparável a um incêndio – quanto mais demora a agir, mais ele destrói.

Como se conserta a incompetência? Com treinamento. Quando comportamental não é fácil nem simples. Requer, primeiro, que o “paciente” tenha consciência do que lhe acomete. Após reconhecer sua necessidade e tiver disposição para mudar, ele estará pronto para o start do processo de salvamento. Antes disso, é tolice tentar.

Novo começo - mudança de área, de função ou de equipe - é só transferência de problema para outro espaço físico ou no organograma. Não resolve. São oportunidades perdidas. E os resultados, como ficam? Pense bem, portanto, antes de tentar milagres.

Vacine sua empresa contra a incompetência. Comece fortalecendo a seleção de novos funcionários. Utilize todas as ferramentas de avaliação possíveis antes de admiti-los. Trazer um incompetente novato para dentro da empresa é tomar uma pequena dose de veneno - você não calcula o estrago que fará. Permitir que um incompetente veterano permaneça é outro risco incalculável, compara-se apenas a ser amarrado diante de um leão.

Em todos os casos, escapar da tragédia da incompetência é quase impossível!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473