20 de ago. de 2009

POR QUE MANTER OS BONS FUNCIONÁRIOS?

ABRAHAM SHAPIRO

Muitas empresas gastam mais com móveis e regalias para gerentes do que no desenvolvimento de seu pessoal. Isso talvez não tenha trazido consequências muito graves até semanas passadas.

Mas começam a surgir problemas.

Após o que deve ter sido, queira D-us, o pior da última crise mundial, observo os primeiros sinais de uma competição que, de algum modo, já era prevista, mas parecia distante: as disputas entre empresas – não por clientes, mas pelos melhores recursos humanos. Vou salientar: isto já está acontecendo – de modo incipiente ainda, mas com forte tendência a crescer.

Encontrar as pessoas certas é a chave do sucesso de uma organização. Mas achar “gente boa” não é bastante. Em um mercado competitivo, quem não tiver uma cultura que estimule e “segure” funcionários, acabará vendo-os trabalhando para o concorrente – de uma forma ou de outra. O que quero dizer? Se eles não forem fisicamente, levando consigo todo treinamento e know how que adquiriram, talvez caiam tanto em eficiência que a baixa qualidade resultante dará vantagens nítidas aos concorrentes. Quem não fortalece seu time, terá como pena vê-lo enfraquecer e ser vencido pelos mais fortes.

Portanto, reveja seus investimentos em pessoas. Descubra novos modos para segurá-los.

Lembre-se que a satisfação de permanecer num emprego advém, primeiro, de um salário alinhado ao mercado. Depois, de benefícios reais, como: plano de saúde, odontológico e seguro de vida, basicamente. Em terceiro, vem a capacitação da mão-de-obra através da reciclagem, participação em treinamentos e seminários técnicos.

Se você já faz tudo isto, parabéns. Mas ainda falta o ingrediente principal: ouvir o funcionário e discutir com ele as visões de melhoria do processo do qual ele faz parte. Ainda que ele não "ganhe" esta discussão, o simples fato de ser ouvido e considerado exercerá um peso incrível na decisão de permanecer na empresa e querer superar-se em eficiência. Faça o teste... com aqueles que você deseja que fiquem, é lógico.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473