14 de ago. de 2009

O QUE É UMA PROPOSTA OU UM RELATÓRIO EFICAZ?

ABRAHAM SHAPIRO

Houve um escritor que declarou haver três regras para escrever um bom romance. E completou dizendo: “o problema é que ninguém sabe quais são”.

Para se escrever um ótimo relatório ou uma proposta eficaz também é assim. Se você buscar a expressão “como escrever um relatório técnico” no Google, vai encontrar 2.640.000 páginas. E para o verbete “propostas”, outros tantos milhões.

O problema não é descobrir quais são as regras, mas acima de tudo, saber o que funciona e o que não funciona. Pois bem, tente responder a esta pergunta: "Qual proposta comercial funciona?". Resposta: "Aquela que o cliente assina embaixa e fecha o negócio proposto". Portanto, isto é uma proposta que funciona.

A maior satisfação da vida profissional é constatar que aquilo que você escreveu causou o impacto que desejava e foi persuasivo. Isto acontece quando as pessoas tendem a fazer o que você escreveu. Uma vez que você não pode estar lá, sua comunicação escrita deve falar por si e o mais conclusivamente possível. Você não poderá contar com a linguagem do seu corpo, com suas expressões faciais e outros meios que só existem quando você está presente. Um texto é apenas e tão somente o que está escrito, e nada mais!

Quando bem escrito, um texto invariavelmente consiste de palavras simples e curtas, e de parágrafos breves, fáceis de ler. Não importa a complexidade do assunto, sempre é possível transformar tudo numa linguagem clara, legível e objetiva.

Para se conseguir isto, estudar e aprender regras gramaticais de emprego dos verbos e dos nomes é fundamental. Ninguém escapa da necessidade de treinar e descobrir quais os efeitos da própria expressão escrita sobre as outras pessoas.

Escrever persuasivamente é uma habilidade empresarial essencial fracamente levada a sério entre jovens recém formados, já que a maior parte das universidades dá pouca ou nenhuma prioridade à expressão escrita de seus alunos. No entanto, todos devem saber que profissionais bem-sucedidas em qualquer empresa ou segmento de negócio se comunicam bem quando escrevem, e quase ninguém alcança posição de destaque sem dominar esta arte.

Um teste eficiente: escreva algo e peça que alguém interprete. Verifique se o que a pessoa entendeu difere ou se aproxima do que você tinha intenção de comunicar. Após isto, mexa-se. Caso ela não entenda o que você desejava dizer, você está em apuros. Comece um programa pessoal de estudo hoje mesmo. Leia, interprete textos, aprenda gramática, conjugue verbos e tire o atraso. Invista nisso por tratar-se de algo a que poucos dão valor. Assim, suas chances de sucesso serão ampliadas vertiginosamente. Eu garanto.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473