ABRAHAM SHAPIRO
Samuel Klein gostava do mar.
Desfrutava dele a bordo de um iate. Salvo essa extravagância, era um homem simples.
Costumava trabalhar de sandálias franciscanas e camiseta polo. Por mais de
cinco décadas teve dedicação total às Casas Bahia e é, sem dúvida alguma, um
exemplo de quanto o foco nos negócios melhora demais as condições de se
conseguir sucesso.
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Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br , cel: 43. 8814.1473
Dias próximos passados, tivemos a
triste notícia do falecimento do fundador da Casas Bahia, o Sr Samuel Klein,
aos 91 anos, um querido amigo pessoal com quem aprendi muito da vida, de D-us e
dos negócios.
De família Judia, sofreu
barbaramente com a perseguição nazista.
Veio ao Brasil com cerca de 6 mil
dólares com que comprou uma casa e uma carroça que veio junto com um cavalo e,
mais importante, com uma lista com 200 fregueses do mascate que passou o
negócio adiante.
Com esse princípio precário e sem
falar português, seu Samuel começou a revender cobertores e toalhas aos
nordestinos imigrantes que chegavam aos milhares ao ABC paulista para o
trabalho na construção civil.
Em 1957, com sua clientela inicial
multiplicada por dez, Klein decidiu abrir “o primeiro loja”, como ele mesmo
falava. Os fregueses, chamados de “baianos” pelos paulistas, deram o mote para
o estabelecimento: Casa Bahia. Em breve teria de passar para o plural devido ao
número crescente de lojas.
Nas décadas seguintes, as Casas
Bahia se espalharam por onze Estados, num total de 550 lojas em que chegaram a
trabalhar cerca de 35 mil pessoas.
Samuel tornou-se o rei do comércio
varejista popular. A cadeia se expandiu graças, também, aos pesados
investimentos em publicidade - algo em torno de 3% do faturamento – chegando a
anunciar mais do que o governo federal.
Em 2009, com várias aquisições
seguidas, as Casas Bahia, já então sob a gestão do primogênito do seu Samuel,
venderam o controle da empresa para o Pão de Açúcar.
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Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br , cel: 43. 8814.1473