ABRAHAM SHAPIRO
Acima de tudo, o maior exemplo
deixado por Disney não está nos negócios. Diferentemente dos sortudos que têm
uma sacação na hora certa, ele nunca se gloriou de suas visões e nem reputou-se
como um gênio. Ele abraçou seus desafios, enfrentou obstáculos complexos, inimigos
poderosos e, por esta atitude, sim, converteu-se num autêntico modelo de sucesso
e liderança, num mundo em que quase todos medem o alcance das metas apenas por dinheiro
e lucro.
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Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br , cel: 43. 8814.1473
No Brasil, a palavra usada para um
lampejo de inteligência e clareza súbita na mente é “sacada”. O correto, porém,
seria sacação.
Poucas pessoas têm sacações ao longo
da vida. Walt Disney teve três. Três ideias fantásticas. Três visões que
representaram extraordinária ruptura no tecido das regras pelas quais o mundo
vivia até então.
Qualquer grande empreendedor teve
como ponto de partida alguma sacação, ou sacada, que vislumbrou por acidente. Em quase todos
os casos, isto acontece apenas uma vez na vida.
Difícil é aguentar aqueles que,
depois de terem sido bem-sucedidos uma vez, acham-se iluminados por uma inspiração
etérea a ponto de ter novas sacações para qualquer direção em que olharem. Isto
é ilusão. Uma das pouquíssimas exceções foi com Disney.
A primeira visão fenomenal de Walt Disney
aconteceu ao perceber que o cinema mudaria o mundo do entretenimento. Tornou-se
o pioneiro do desenho animado, chegando à perfeição já na década de 1930 com
Branca de Neve e os Sete Anões. Sua empresa domina o mercado até hoje.
A segunda foi quando Disney anteviu
que o carro mudaria o modo como a família buscava entretenimento. Começando,
nos anos 50, com a Disneylândia da Califórnia, ele passou a dominar a indústria de parques
temáticos.
A terceira sacação de Disney foi ao
vislumbrar que a televisão seria uma mídia diferente de todas as outras. Criou
uma indústria que produziria um fluxo interminável de conteúdo para este
mercado.
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Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br , cel: 43. 8814.1473