10 de dez de 2014

ANTES DE CONFIAR OU CRER, PESQUISE MELHOR

ABRAHAM SHAPIRO

Um fazendeiro chega à beira de um rio com sua criação de bois e pergunta a um menino próximo:
- Este rio é fundo, garoto?
O menino responde:
- A criação do meu pai passa com a água no peito!
Confiante, o fazendeiro conduz seu rebanho através do rio e lá pelo meio do percurso, os animais começam a se afogar. Desesperado, ele volta ao menino:
- Não é possível! O que é a criação do seu pai?
E o guri:
-Ele cria patos, senhor.
Esse tipo de diálogo, com semelhante resultado trágico, ocorre muitas vezes... em todos os lugares deste planeta. 
Eu faço uma pergunta pensando x. O outro responde considerando y. O que esta conversa produz? Divergência. Desentendimento.
Cada indivíduo embasa suas conclusões em pressupostos pessoais e próprios, diferentes de todos os outros seres humanos. Isto nos obriga a especificar mais e melhor o que desejamos saber da pessoa com quem conversamos, especialmente quando nós estamos fazendo as perguntas. E tem mais: precisamos falar especificamente, sem rodeio ou explicações desnecessárias que só afastam o interlocutor do objetivo. Deste modo descobriremos o que ele está pensando realmente e se a resposta que der é concernente ou não ao que desejamos saber.
Quando aquele garoto usou a expressão “a criação do meu pai”, o fazendeiro assumiu ser “uma criação de bois e vacas” e não fez a próxima pergunta básica que esclareceria todo o diálogo: “O que é que o seu pai cria?” Se a fizesse, tudo terminaria bem.
Portanto, jamais calcule que as pessoas estão vendo as coisas do mesmo modo que você. Em quase 100% das vezes elas não estão vendo, nem pensando e nem ouvindo como você. Vai pagar para ver? Se você gosta de prejuízo, pague!
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473