8 de dez. de 2014

PARECE ÓBVIO? ENTÃO FAÇA!

ABRAHAM SHAPIRO

Trabalhar em equipe é difícil. Pra começar, uma equipe não tem uma mente independente de seus integrantes.
Quando se fala que a equipe “pensa”, “persegue objetivos” ou “utiliza recursos”, isto são apenas expressões figurativas.
Uma equipe não tem a mesma capacidade de ação que um indivíduo. Mas, o objetivo do trabalho em equipe deve ser que se consiga mais do que o indivíduo faria sozinho.
Imagine um time de futebol executando uma jogada ensaiada de ataque. O ponta-esquerda leva a bola até a linha de fundo do adversário e cruza na direção da trave direita onde o ponta-direita a espera para cabeceá-la para dentro do gol. Nem o ponta-esquerda, nem o ponta-direita conseguem, isoladamente, executar esta jogada. É preciso a coordenação de ambos para que o lance aconteça.
Assim também, nenhuma pessoa consegue, por si só, construir um arranha-céu, fabricar um automóvel ou cantar o coro da Nona Sinfonia de Beethoven. Estas façanhas exigem a existência de um sujeito coletivo.
Onde, então, está o problema do trabalho em equipe? Na vontade de ser uma equipe. 
Para que chegue ao status de “equipe” o grupo sempre irá depender da vontade das pessoas. Aí entra o papel do líder: conseguir convergência da vontade de todos para o mesmo ponto de visão, para o mesmo ideal. Como? Com inspiração, influência, persuasão, treinamento, motivação etc.
A liderança é imprescindível. O líder verdadeiro é aglutinador, sábio e auxilia as pessoas a enxergar além do que elas são capazes por si. Só assim dois é melhor do que um. Só assim um grupo tem o poder verdadeiro de promover transformações e mudanças!
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473