2 de dez. de 2014

POR QUÊ E COMO VENDER MAIS?

ABRAHAM SHAPIRO

O que fazer para vender mais? Parece uma pergunta mística. É clássica! A mais perfeita de todas as respostas está atrás do balcão. É “atendimento”.
Qualquer cliente efetivo ou potencial deseja ser tratado como um ser único. Foi-se o tempo em que bastava expor mercadorias e aguardar pelas pessoas virem comprar. Hoje, o cliente é individual. E ele está consciente disso. Portanto, cada venda é “a venda”. Se não é, deve ser!
Se você e o seu pessoal não são capazes de assimilar isto e convertê-lo em ação prática, comecem a reaprender como fazer negócio e depois, reinvente o seu negócio.
Além dos benefícios dos produtos ou serviços, as pessoas desejam ser conhecidas, reconhecidas e, se possível, identificadas por seus fornecedores e vendedores. Elas querem se sentir privilegiadas durante o negócio.
Há alguns anos, uma joalheria lançou um par de brincos incomuns. Seus fechos continham brilhantes. O preço era uma pequena fortuna.  Os marqueteiros diziam que as vendas seriam decepcionantes. Quem compraria tal sofisticação? O resultado? O brinco tornou-se campeão de vendas.
Como explicar a demanda crescente de sapatos de, por exemplo, R$ 9.000 o par? Bolsas de R$ 30 mil?  E se você pensa que só ricos compram, está enganado.
As necessidades são outras, hoje. São novas. Consequentemente, os motivos de compra também.   As pessoas incluíram “eu mereço” em seu processo de decisão, seja da joia, do carro, do imóvel etc. Custe o que custar.
E então? Você ainda pensa que preço baixo é o que atrai compradores. Errado. E quanto a vencer a concorrência? Muito menos. Em vez de torrar a sua mercadoria, vá estudar estratégia. 
Venda, hoje em dia, é uma ciência que tem mais a ver com emoção do que com o conteúdo do bolso ou da carteira.
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Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473