9 de dez. de 2014

GESTOR E ALFAIATE: PONTOS EM COMUM

ABRAHAM SHAPIRO

Hoje em dia já não é hábito as pessoas irem ao alfaiate para produzir suas roupas. Encontra-se quase tudo pronto nas lojas. Tanto é que o número destes profissionais diminuiu nas últimas décadas. Você vai a um magazine, acha uma peça que se encaixe mais ou menos ao seu corpo e depois a leva a um costureiro só para os ajustes. Parece mais cômodo.
Mas quem faz questão de elegância, ainda mantém suas melhores roupas confeccionadas por alfaiates. Talvez por isso a profissão ainda não desapareceu.
Tailor-made é uma expressão inglesa cuja tradução exata é ‘SOB MEDIDA’. No entanto, a palavra tailor significa alfaiate.
Veja esta particularidade. Você sabia que, mesmo fazendo um terno novo por semana, o seu alfaiate faria questão de tirar todas as suas medidas cada vez que você o procurasse? Mesmo que você acreditasse não ter mudado muito, ele iria conferir.
A lição? "Fazer sob medida" exige que todas as métricas sejam conferidas. Sempre. E sem exceção.  Na prática da gestão, significa jamais assumir a ideia de que a situação anterior manteve-se inalterada até agora. Tudo muda. E muitas vezes – muitas, eu disse! –  nós não percebemos.
Se hoje desejamos acertar, devemos nos ater às atuais condições após medi-las, ainda que, aos nossos olhos, elas se assemelhem muito com as de ontem. Vale conferir.
Um gerente profissional também não fará aproximações.  Nem arredondamentos. O que ele sabe fazer melhor é analisar cada circunstância independente das demais. Sua habilidade em concluir particularidades é um atributo intrínseco de sua função. Ele está atento e, por isso, não se apoia sobre convicções ou dados falsos, mas enfrentará o “novo” a partir de suas “medidas atualizadas”.
Um gestor competente tem muito em comum com o alfaiate. Ele mede antes de concluir! Afinal, como disse o pai da administração moderna: “O que não pode ser medido, não pode ser administrado”.
______________________  

Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473