5 de dez. de 2014

PRONTIDÃO COMO MEDIDA DA APRENDIZAGEM

ABRAHAM SHAPIRO

Prontidão é um conceito da psicologia organizacional. Trata-se de um estado que se define pela associação de duas componentes distintas. A primeira é: “ter uma habilidade”. E a segunda: “estar disposto a desempenhá-la”. Portanto,
  • Se uma pessoa tem uma habilidade, mas não disposição para pô-la em prática, ela não está pronta.
  • Igualmente, se apenas estiver disposta e cheia de ânimo em fazer algo, mas não tiver a habilidade requerida para isso, ela também não estará pronta.
Todos os dias, inúmeras pessoas são admitidas para as muitas funções nas empresas. Algumas são treinadas.  No Brasil, muitas não são. A verdade referente a isto é que treinar não basta.
Dependendo das condições, treinar pode até ser desperdício de dinheiro por representar um simples consolo à consciência dos gestores. Necessário e imperativo é alternar qualquer treinamento com suas devidas práticas. Por quê? É o que possibilita averiguar se o treinando está ou não absorvendo de fato as lições transmitidas e com que intensidade.
Um engenheiro contava a seus colegas de trabalho que havia ensinado seu cão pastor a cantar. Desconfiados da façanha, os colegas concordaram em averiguar o fato in loco. Chegando aonde o cão se encontrava, foram logo solicitando que cantasse. Por mais que insistissem, o simpático pastor limitava-se a apenas mostrar a língua e a cheirá-los, sem emitir som algum. Os rapazes, frustrados, questionaram o engenheiro por que o cão não cantava. Então ele respondeu:
– Bem, amigos, eu disse que eu o havia ensinado a cantar. Não falei nada de que ele aprendeu!
Moral da história: Ensinar ou treinar não é tudo. O processo só estará completo quando o aprendiz apresentar “prontidão”, isto é, comprovar ter desenvolvido a respectiva habilidade, e mostrar disposição de empregá-la com o objetivo ao qual ela se destina.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach, com especialidade em Sucessão em Empresas Familiares como facilitador da relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e Gestão - orienta a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado.  É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". Contatos: shapiro@shapiro.com.br ,  cel: 43. 8814.1473